A- A+

Cineclube FGV - Cinema Documentário
'

<<  SESSÕES CINECLUBE 2011
  • 24/novembro/2011
    Rock Brasília: Era de Ouro , de Vladimir Carvalho(2011)

    Vencedor do prêmio de Melhor Documentário no Festival de Paulínia 2011 e filme de abertura do Festival de Brasília, Rock Brasília: Era de Ouro narra a trajetória de jovens de Brasília que, liderados por Renato Russo, venceram os obstáculos e realizaram o sonho de fazer sucesso com as suas bandas: Aborto Elétrico, Legião Urbana, Capital Inicial, Os Paralamas do Sucesso e Plebe Rude.

    Após a exibição, houve debate com o diretor.

 

  • 27/outubro/2011
    Palavra (En)cantada , direção Helena Solberg e produção David Meyer. (2011)

    Este documentário percorre uma viagem na história do cancioneiro brasileiro com um olhar especial para a relação entre poesia e música. Dos poetas provençais ao rap, do carnaval de rua aos poetas do morro, da bossa nova ao tropicalismo, Palavra (En)cantada passeia pela música brasileira até os dias de hoje, costurando depoimentos de grandes nomes da nossa cultura, performances musicais e surpreendente pesquisa de imagens.

    Após a exibição do documentário houve debate com a diretora e o produtor.

 

  • 29/setembro/2011
    Nelson Cavaquinho | Música para antropofagia | Música para cordas elétricas e acústicas

    Exibição de três documentários: o curta-metragem "Nelson Cavaquinho" e os filmes de média-metragem "Música para antropofagia" e "Música para cordas elétricas e acústicas", ambos da série "Músicas do Brasil", dirigida por Belisário França e que realiza um inventário musical dos ritmos brasileiros.

    Após as exibições, debate com Bernardo Buarque de Hollanda e Marcos Alvito.

 

  • 25/agosto/2011
    Herbert de Perto , de Roberto Berliner e Pedro Bronz. (2009, 94 min)

    A história da vida e carreira de Herbert Vianna, líder dos Paralamas do Sucesso, uma das principais bandas do roque brasileiro.

    Após a sessão houve debate com os diretores.

 

  • 27/maio/2011
    Sessão dupla: Bethânia bem de perto | Uma noite em 67

    Exibição dos documentários "Bethânia bem de perto – A propósito de um show", de Eduardo Escorel e Júlio Bressane, e "Uma noite em 67", de Renato Terra e Ricardo Calil. O curta-metragem "Bethânia bem de perto", realizado em 1966, acompanha Maria Bethânia, que acabava de chegar ao Rio de Janeiro para substituir Nara Leão no show Opinião. O filme "Uma noite em 67", de 2010, resgata a noite de 21 de outubro de 1967, quando aconteceu a final do III Festival de Música Popular Brasileira da TV Record, uma das finais mais importantes da Era dos Festivais. Uma disputa acirrada entre jovens artistas como Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Roberto Carlos, Edu Lobo e Sérgio Ricardo, que mudaria os rumos da MPB.

    Após a exibição dos houve debate com os diretores Eduardo Escorel e Renato Terra.

 

  • 31/março/2011
    Jards Macalé: Um morcego na porta principal, de Marco Abujamra e João Pimentel (2008, 71 min)

    Exibição do documentário Jards Macalé: Um Morcego na Porta Principal, de Marco Abujamra e João Pimentel. Vencedor do prêmio do júri no Festival do Rio 2008, o filme retoma a trajetória de Jards Macalé, artista contestador e personagem controverso da cultura brasileira. O filme conta com depoimentos de Nelson Motta, Gilberto Gil, Maria Bethânia, Paulinho da Viola, entre outros.

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness