A- A+

Cineclube FGV - Cinema Documentário
'

<<  SESSÕES CINECLUBE 2010
  • 9/dezembro/2010
    Avós: saudades do que não vivi, de André Paz (2009, 78min)

    Em dezembro, o Cineclube FGV abriga a mostra Itinerância Universitária, promovida pelo festival Mostra Internacional do Filme Etnográfico, com a exibição do documentário Avós: Saudades do que não vivi, de André Paz. O filme é um ensaio do diretor sobre seus avós e sua relação com eles na vida e na busca pela realização do próprio filme. Enquanto os depoimentos dos avós trazem as histórias de suas migrações para o Brasil, o diretor viaja com eles até suas aldeias de origem em Portugal. Os personagens são construídos entre depoimentos, interações, cotidianidades, movimentações, paisagens; e temperados pela filmagem dos avós assistindo às imagens de si mesmos e pelos planos produzidos por eles.

 

  • 26/novembro/2010
    Terra Deu, Terra Come, de Rodrigo Siqueira (2010, 1h28 min)

    Exibição do documentário ganhador do prêmio de “Melhor Documentário Brasileiro” do festival É Tudo Verdade de 2010. Terra Deu, Terra Come, de Rodrigo Siqueira, retrata, através do personagem de Pedro Alexina, o sertão mineiro, seus mistérios e seus encantamentos. Pedro é um dos últimos conhecedores dos vissungos, as cantigas em dialeto banguela cantadas durante os rituais fúnebres da região, que eram muito comuns nos séculos 18 e 19. Garimpeiro de muita sorte, ele já encontrou diamantes de tesouros enterrados pelos antigos escravos, na região de Diamantina. Mas o primeiro diamante que encontrou há 70 anos, foi enterrado pelo tio em local desconhecido. Depois disso, vive sempre em uma sinuca: para reencontrar o diamante só se invocar a alma de seu tio João dos Santos. Durante um funeral, Pedro desfia histórias carregadas de poesia e significados metafísicos.

    Após a exibição do filme houve debate com o diretor Rodrigo Siqueira e com a professora do CPDOC Luciana Heymann.

 

  • 29/setembro/2010
    Na trilha do cinema, de Marcelo Ernandez e Suiá Omim (2010, 86 min)

    O Cineclube FGV convidou para a exibição do documentário Na Trilha do Cinema, de Marcelo Ernandez e Suiá Omim. O filme é uma “pesquisa road movie” sobre o projeto "Oficine-se", dirigido pelo Ponto Cine, que propõe a instalação de núcleos de exibição cinematográfica em escolas do interior do Rio de Janeiro. Nessa viagem com personagens surpreendentes, os pesquisadores da UERJ descobrem um ex-estudante empenhado em montar uma sala de cinema em sua cidade, um professor de história que mistura cinema e astronomia e um ator famoso que transmite suas experiências a estudantes há 35 anos, tendo sempre como pano de fundo o debate sobre a democratização do acesso ao cinema.

    Após a sessão houve debate com a presença dos diretores e da professora-pesquisadora Mônica Kornis.

 

  • 27/agosto/2010
    Arquitetos do poder, de Alessandra Aldé e Vicente Ferraz (2010, 90 min)

    No mês da Copa do Mundo, o Cineclube FGV exibe dois documentários que transitam pelo universo do futebol. O curta metragem de Isaac Chueke, Fome de Bola, lança um olhar irreverente sobre o esporte mais popular do mundo. O futebol é visto através de torcidas arqui-rivais em um estádio, jogadores de várzea, apreciadores e um jogador profissional com um único gol na carreira. O longa 1958: o ano em que o mundo descobriu o Brasil, dirigido por Carlos Asberg, conta a história do primeiro título mundial do futebol brasileiro, através de seus protagonistas.

    Após a exibição dos filmes, debate com os diretores.

 

  • 16/junho/2010
    Fome de Bola , de Isaac Chueke (2009, 23 minutos) e 1958: o ano em que o mundo descobriu o Brasil, de José Carlos Asberg (2008, 90 minutos).

    O Laboratório de Jornalismo e Sociedade, o Laboratório de Estudos Políticos e o Cineclube FGV convidaram para a exibição do documentário Arquitetos do Poder de Alessandra Aldé e Vicente Ferraz. O filme faz uma investigação sobre as relações entre mídia e política e a evolução no uso das técnicas do marketing político ao longo da história recente do Brasil. Jornalistas, políticos e marqueteiros, como Duda Mendonça, Paulo de Tarso, Ronald de Carvalho e outros, comentam diversos episódios dramáticos das campanhas eleitorais de 1989, 1994 e 2006 - como a famosa edição do debate dos candidatos Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Collor de Mello, em 1989.

    Após a exibição do filme houve debate com os diretores Alessandra Aldé e Vicente Ferraz.

     

  • 26/maio/2010
    Olhos Azuis, de José Joffily (2010, 100 minutos)

    O Centro de Relações Internacionais da FGV, sediado no CPDOC, convida a todos para a pré-estréia do filme Olhos Azuis de José Joffily. O longa-metragem conta a história de Marshall (David Rasche), chefe do Departamento de Imigração do Aeroporto JFK, em Nova York, que, em seu último dia de trabalho antes da aposentadoria, detém um grupo de latino-americanos, expondo-os a uma série de situações constrangedoras. Cego pelo seu próprio preconceito, o oficial não percebe as conseqüências dos seus atos. Anos depois, os papéis se invertem, e Marshall é agora um estrangeiro no Brasil. Obcecado pela vontade de encontrar uma jovem menina no sertão nordestino, ele segue a sua jornada com a ajuda da bela Bia (Cristina Lago). Olhos Azuis foi o grande vencedor do II Festival Paulínia de Cinema, levando para casa seis prêmios, incluindo o de melhor filme.

    Após a sessão houve debate com o diretor José Joffilly, com a pesquisadora do CPDOC Ludmila Ribeiro e a pesquisadora do Centro de Relações Internacionais da FGV, Elena Lazarou.

     

  • 19/maio/2010
    Áurea , de Zeca Ferreira (16 minutos) e Nas rodas do choro , de Milena Sá (52 minutos).

    O cineclube FGV deste mês apresenta dois filmes realizados por jovens cineastas que transitam pelo universo da música: o curta-metragem Áurea, de Zeca Ferreira, e o média-metragem Nas rodas do choro de Milena Sá. Áurea mistura documentário e ficção para contar a história de Áurea Martins, cantora carioca. Nas rodas de choro investiga o processo de aprendizagem do choro através de um passeio pelas rodas e entrevistas com personalidades como Mauricio Carrilho, Paulo César Pinheiro, Zé da Velha, Silvério Pontes, Nilze Carvalho, entre outros.

    Após a exibição dos filmes, debate com os diretores.

     

  • 28/abril/2010
    L.A.P.A , de Cavi Borges e Emílio Domingos (2007, 75 minutos)

    O documentário de Cavi Borges e Emílio Domingos aborda a Lapa, bairro boêmio do Rio de Janeiro, tradicional reduto de sambistas que hoje é ponto de referência para a cultura do RAP carioca. Os diretores entrevistaram Mcs, músicos e compositores, como Marcelo D2, BNegão, Black Alien, entre outros, que refletem ao longo do filme sobre o movimento do RAP e importância da Lapa na sua formação. O filme percorreu diversos festivais, recebendo a Menção Honrosa na Mostra do filme Etnográfico de 2007 e o prêmio de Melhor Filme pelo Juri popular no Festival Caramundo 2008 - Rotterdam - Holanda.

    Após a exibição dos filmes, debate com os diretores.

     

  • 24/março/2010
    Uma festa para Jorge - de Isabel Joffily e Rita Toledo

    Isabel Joffily e Rita Toledo - jovens documentaristas que se aventuram pela primeira vez no fazer documental - acompanham a trajetória de três devotos de São Jorge ao longo dos meses de preparação para o 23 de Abril, dia do Santo. Dona Ana luta para organizar as barracas da festa. Seu Jorge precisa manter a ordem na Igreja. Helinho se confronta com os seus orixás. A relação de cada um deles com o evento revela o universo da devoção ao Santo Guerreiro na cidade do Rio de Janeiro. O filme é um DOCTV realizado em 2009.

    Ficha Técnica: 52min. 2009

     

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2015. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

                                                                                                                                                                 

Educação Executiva Presencial, Customizada e a Distância

                                                                                                                                                70 Anos FGV            FGV Notícias         FGV News