A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida

<<  TERESA CRUZ E SILVA
Teresa Cruz e Silva

Teresa Cruz e Silva possui graduação em História pela Universidade de Lourenço Marques/Moçambiquee doutorado em CiênciasSociais na Universidade de Bradford, Grã-Bretanha. Desde 1997 é docente em diversoscursos na UEM e também Diretora do Centro de Estudos Africanos. Além disso, é pesquisadora associada da WLSA Moçambique (WomenandLaw in Southern Africa), e membro do CODESRIA – Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais da África, que presidiu em2005-2008.





 

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 08.08.2011

 SumarioTeresaCruzSilva.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
O estudo primário em Moçambique; o fascínio pelo Egito Antigo e a decisão de se tornar pesquisadora na área de história; o primeiro contato com o racismo; o Estatuto do Indigenato; a presença da segregação racial no sistema de ensino de Moçambique dos anos 1950; a entrada obrigatória na Mocidade Portuguesa aos estudantes dos liceus.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A entrada na Universidade de Lourenço Marques; o controle de Portugal sobre a formação das elites moçambicanas na universidade; o período no Instituto de Investigação Científica de Arqueologia; a crise na universidade após a independência de Moçambique; a reforma universitária feita pelo presidente Samora Machel; a fundação do Centro de Estudos Africanos na Universidade Eduardo Mondlane.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A reforma curricular na universidade após a Revolução dos Cravos; a introdução do ensino de História da África; a importância de Fernando Ganhão e Aquino de Bragança na instituição do ensino desenvolvimentista na universidade; a transição da arqueologia para o ensino de história pré-colonial.
 
Clique para assistir
4º Bloco
A independência do Centro de Estudos Africanos em relação ao governo; a Pós-graduação em Estudos do Desenvolvimento; a tentativa de fazer pesquisas acadêmicas que atendessem aos problemas do país; o doutorado no Departamento de Estudos Econômicos e Sociais da Universidade de Bradford, na Grã-Bretanha; o período como presidente do Centro de Estudos Africanos.
 
Clique para assistir
5º Bloco
O período de doutoramento entre Moçambique e Inglaterra; as relações entre os países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); a difícil cooperação entre os países de língua portuguesa do continente africano em comparação com Brasil e Portugal; a importância do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA).
 
Clique para assistir
6º Bloco
As suas pesquisas sobre o papel social das igrejas protestantes nos movimentos nacionalistas na África; a situação acadêmica em Moçambique; o poder que a Frente de Libertação de Moçambique exerce sobre o país e indiretamente sobre a pesquisa acadêmica.
 
Clique para assistir
7º Bloco
O ensino primário em Moçambique; o desenvolvimento desigual do ensino entre as áreas urbanas e rurais; o pouco investimento no ensino bilíngüe em meio a variedade lingüística no país; a mercantilização do ensino superior e a gradual queda da qualidade do ensino; o modelo de Bolonha.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A importância da obra de Eduardo Mondlane nos seus primeiros anos de estudo; o importante papel da CODESRIA nas ligações de cooperação regional entre os países da África Austral e também com a América Latina; a criação e o funcionamento do CODESRIA; a sua ligação com o Brasil; a cooperação acadêmica entre Brasil e Moçambique.
 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO

TranscricaoTeresaCruzSilva.pdf

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a consulta, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness