A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
<<  TERESA CRUZ E SILVA
Teresa Cruz e Silva

Teresa Cruz e Silva possui graduação em História pela Universidade de Lourenço Marques/Moçambiquee doutorado em CiênciasSociais na Universidade de Bradford, Grã-Bretanha. Desde 1997 é docente em diversoscursos na UEM e também Diretora do Centro de Estudos Africanos. Além disso, é pesquisadora associada da WLSA Moçambique (WomenandLaw in Southern Africa), e membro do CODESRIA – Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais da África, que presidiu em2005-2008.





 

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 08.08.2011

 SumarioTeresaCruzSilva.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
O estudo primário em Moçambique; o fascínio pelo Egito Antigo e a decisão de se tornar pesquisadora na área de história; o primeiro contato com o racismo; o Estatuto do Indigenato; a presença da segregação racial no sistema de ensino de Moçambique dos anos 1950; a entrada obrigatória na Mocidade Portuguesa aos estudantes dos liceus.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A entrada na Universidade de Lourenço Marques; o controle de Portugal sobre a formação das elites moçambicanas na universidade; o período no Instituto de Investigação Científica de Arqueologia; a crise na universidade após a independência de Moçambique; a reforma universitária feita pelo presidente Samora Machel; a fundação do Centro de Estudos Africanos na Universidade Eduardo Mondlane.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A reforma curricular na universidade após a Revolução dos Cravos; a introdução do ensino de História da África; a importância de Fernando Ganhão e Aquino de Bragança na instituição do ensino desenvolvimentista na universidade; a transição da arqueologia para o ensino de história pré-colonial.
 
Clique para assistir
4º Bloco
A independência do Centro de Estudos Africanos em relação ao governo; a Pós-graduação em Estudos do Desenvolvimento; a tentativa de fazer pesquisas acadêmicas que atendessem aos problemas do país; o doutorado no Departamento de Estudos Econômicos e Sociais da Universidade de Bradford, na Grã-Bretanha; o período como presidente do Centro de Estudos Africanos.
 
Clique para assistir
5º Bloco
O período de doutoramento entre Moçambique e Inglaterra; as relações entre os países integrantes da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP); a difícil cooperação entre os países de língua portuguesa do continente africano em comparação com Brasil e Portugal; a importância do Conselho para o Desenvolvimento da Pesquisa em Ciências Sociais em África (CODESRIA).
 
Clique para assistir
6º Bloco
As suas pesquisas sobre o papel social das igrejas protestantes nos movimentos nacionalistas na África; a situação acadêmica em Moçambique; o poder que a Frente de Libertação de Moçambique exerce sobre o país e indiretamente sobre a pesquisa acadêmica.
 
Clique para assistir
7º Bloco
O ensino primário em Moçambique; o desenvolvimento desigual do ensino entre as áreas urbanas e rurais; o pouco investimento no ensino bilíngüe em meio a variedade lingüística no país; a mercantilização do ensino superior e a gradual queda da qualidade do ensino; o modelo de Bolonha.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A importância da obra de Eduardo Mondlane nos seus primeiros anos de estudo; o importante papel da CODESRIA nas ligações de cooperação regional entre os países da África Austral e também com a América Latina; a criação e o funcionamento do CODESRIA; a sua ligação com o Brasil; a cooperação acadêmica entre Brasil e Moçambique.
 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO

TranscricaoTeresaCruzSilva.pdf

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede