A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
<<  SEVERINO NGOENHA
Severino Elias Ngoenha

Severino Elias Ngoenha nasceu em Maputo, no ano de 1962. Possui graduação em Teologia e Doutorado em Filosofia pela Universidade Gregoriana em Roma. No ano de 2010, integrou-se ao Departamento de Filosofia da Universidade Pedagógica de Moçambique. É professor associado do Departamento de Antropologia e Sociologia da Universidade de Lausanne, Suíça. Suas pesquisas situam-se na área de antropologia, pensamento africano, filosofia da educação e interculturalidade.


 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 10.08.2011

 SumarioSeverinoNgoenha.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; etnias moçambicanas; a formação do irmão e das irmãs.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A escolarização em Moçambique; investimento dos governos africanos na educação após os processos de independência; a necessidade de adequar a educação de um país com as suas necessidades.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A Teologia da Libertação; a nacionalização do ensino moçambicano após a independência, em 1975; o primeiro contato com a Teologia da Libertação e a decisão de entrar no seminário; o estranhamento da família e amigos com a sua entrada no seminário; a disparidade socio-econômica em relação aos outros seminaristas.
 
Clique para assistir
4º Bloco
A época no seminário de padres; a ruptura com a “Geração de Oito de Março” e o abandono da faculdade de bioquímica; o problema do abandono escolar em Moçambique.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A questão da moçambicanidade; ida à Roma para estudar no Vaticano; o reconhecimento como africano em Roma; a força da identidade moçambicana.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A filosofia africana; o debate filosófico “afro-africano”; o convite para a elaboração dos programas de filosofia de Moçambique.
 
Clique para assistir
7º Bloco
Afastamento da igreja católica; o ambiente burguês da igreja em Roma; o desvinculamento gradual da igreja; a tese de mestrado.
 
Clique para assistir
8º Bloco
Os anos de doutoramento; ida para Paris; o ambiente de estudo; o pós-doutoramento na Universidade de Vincennes; o casamento.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Retorno à Moçambique na década de 90; convite para lecionar na Unidade de Formação e Investigação em Ciências Sociais (UFICS), em Maputo; o ambiente acadêmico de Moçambique após a independência; o papel da Fundação Ford no financiamento do UFICS.
 
Clique para assistir
10º Bloco
África e as ciências sociais; a interpretação das ciências sociais europeias sobre a África; a fundação do Council for the Development of Social Science Research in África (Codesria); a criação do Centro de Estudos Africanos, em Moçambique; a ligação entre o UFICS e a França.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A missão suíça em Moçambique; a relação com André Clerc; conflito entre André Clerc e Janet Mondlane por causa de Eduardo Modlane.
 
Clique para assistir
12º Bloco
A identidade africana; o primeiro livro escrito, centrado em Moçambique; teorias africanas do período da pós-independência; a criação do Southern African Development Coordination Conference (SADCC) para combater o apartheid; a posição socio-política de Moçambique na África Austral.
 
Clique para assistir
13º Bloco
Interlocução intelectual com Portugal e Brasil; a carência de debates epistemológicos; a diferença entre o conceito de raça no Brasil e em Moçambique; o surgimento das teorias “periféricas” .
 
Clique para assistir
14º Bloco
A posição como figura pública; o papel dos intelectuais na sociedade moçambicana; a dificuldade de um diálogo direto com as autoridades moçambicanas; ausência de maiores debates intelectuais em Moçambique.
 
Clique para assistir
15º Bloco
Desafios do sistema educacional moçambicano; o papael da “Geração Oito de Março” na reestruturação da educação moçambicana; o problema da qualificação do ensino; a necessidade de uma ligação maior entre a educação e as necessidades da sociedade moçambicana; a falta de utopias no mundo atualmente.
 
 

 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoSeverinoNgoenha.pdf

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede