A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
<<  RUI PENA
Rui Pena

Rui Pena Pires licenciou-se em Sociologia pelo ISCTE em 1982, onde obteve, em 2003, o título de Doutor em Sociologia. Foi presidente do Centro de Investigação e Estudos de Sociologia entre os anos de 1988 e 1989, e membro do Conselho de Administração do Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia, entre 2006 e 2007.





 

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA de 21 de abril de 2014

 SumarioRuiPena.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; trajetórias; infância; primeiro contato com as sociedades coloniais em Angola; a vida universitária num contexto em que não era permitido a existência de associações estudantil.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A fragmentação dos movimentos de libertação; surgimento de organizações clandestinas, como a Organização Comunista de Angola; a questão racial dentro dos movimentos políticos.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A ida para Lisboa; período de estudos no liceu; 1973 e a ditadura pós-Salazar; o mundo da política e dos costumes em 1975.
 
Clique para assistir
4º Bloco
A graduação e licenciatura em Sociologia no ISCTE; primeiro trabalho em livraria e no Instituto de Estudos para o Desenvolvimento; o peso das Ciências Sociais nas cadeiras de Sociologia; a imagem de Sedas Nunes.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Prova de aptidão ao termino da graduação; início da carreira como professor; projetos de estudos na área de migrações e a figura dos retornados.
 
Clique para assistir
6º Bloco
Desaparecimento da categoria dos retornados e suas razões; processos de reestruturação de Portugal; a grande migração dos anos 60; a imigração dos Palop em 1974 e migração caboverdiana.
 
Clique para assistir
7º Bloco
Participação política pós-PCPR; adesão ao Partido Socialista; carreira profissional no ISCTE; atuação como editor de produção científica e criação da editora Celta e fim da mesma entre 2005 e 2007.
 
Clique para assistir
8º Bloco
Saída da direção do Departamento de Sociologia; trabalhos atuais; o Observatório da Emigração e a Rede Migra; o processo de regresso do imigrações e a emigração para Europa.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Contato com cientistas sociais dos países de língua portuguesa na África e a relação da CPLP com as ciências sociais; presença dos alunos brasileiros no mestrado ou doutoramento em Portugal; obras marcantes em sua formação como Sociólogo.
 

 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO

TranscricaoRuiPena.pdf

 

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede