A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida

<<  ROSA PEREZ
Rosa Perez

Rosa Perez nasceu no dia 4 de abril de 1953, em Portugal. Licenciou-se em Filologia Clássica pela Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa em 1976 e posteriormente, no ano de 1979, em Ciências Etnológicas e Antropológicas pelo Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade Técnica de Lisboa. Obteve seu doutoramento Antropologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) em 1992, instituição na qual atualmente atua como pesquisadora e professora de Antropologia.

Para maiores informações e publicações do autor, seu currículo: http://iscte.pt/~rmfp/

 


 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 15.12.2010

 SumarioRosaPerezI.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
A infância e a formação escolar; origens familiares; o papel das mulheres na família; a experiência no jardim de infância João de Deus; a repressão na escola primária; a experiência no liceu.
 
Clique para assistir
2º Bloco
Formação universitária; a escolha por cursar Licenciatura em Filologia Clássica na Faculdade de Letras da Universidade Clássica de Lisboa; os professores marcantes; os motivos que a levaram a se interessar pela Índia; ingresso no Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (Iscsp).
 
Clique para assistir
3º Bloco
A primeira viagem para a Índia como antropóloga no doutoramento no Instituto Superior de Ciências Sociais e da Empresa (ISCTE), em 1983; o projeto de doutorado; a decisão de trabalhar com os intocáveis na Índia; a experiência de trabalho de campo na aldeia Djuval, Índia.
 
Clique para assistir
4º Bloco
O processo burocrático para conseguir trabalhar com os intocáveis; a discriminação sofrida por ter se aproximado dos intocáveis; a dificuldade de manter uma objetividade no trabalho de campo com os intocáveis.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A questão da intocabilidade; os movimentos de resistência dos dalit; a volta ao Gujarate dez anos depois, em 2004; as conquistas dos movimentos de resistência.
 
Clique para assistir
6º Bloco
Trajetória pessoal; a relação mantida a distancia com o futuro marido enquanto fazia pesquisa de campo na Índia; o isolamento na Índia; o casamento e o nascimento do filho.
 
Clique para assistir
7º Bloco
Trajetória acadêmica; as aulas ministradas na Universidade Nova, em Lisboa, como assistente de José Carlos Gomes da Silva, em 1979; o ingresso no Iscte em 1984; as aulas ministradas na Universidade de Brown, nos Estados Unidos, a partir de 2000; a formação do departamento de antropologia no Iscte.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A importância do trabalho de campo em sua pesquisa; a pesquisa em um templo hindu de Goa com dançarinas; a pesquisa sobre a antropologia e cinema; as questões da antropologia portuguesa.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Apreciação pelo trabalho com seus alunos; a Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) como financiadora do trabalho de campo dos alunos; a relação atual com o Brasil; alunos que estudam países lusófonos.
 
Clique para assistir
10º Bloco
A Revolução dos Cravos; participação no 25 de abril; Os referenciais teóricos; Spivak; Homi Bhabha; Partha Chatterjee e Dipesh Chakrabarty.
 
Clique para assistir
11º Bloco
Países de língua portuguesa; a relação com o Brasil; a primeira visita em 1994; a relação com Moçambique; as descobertas na África; o curso ministrado em Moçambique.
 
 

 

 

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 08.04.2011

 SumarioRosaPerezII.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Surgimento de oportunidade para trabalhar em Goa; contato com as devadasis; a questão do colonialismo português.
 
Clique para assistir
2º Bloco
Estranhamento por parte dos nativos de Goa à sua pessoa; processo de codificação de seu corpo ao ser integrada às devadasis; a relação das devadasis com a sensualidade.
 
Clique para assistir
3º Bloco
Receio da disseminação de tuberculose entre os intocáveis de Gujarate; intervenção nos hábitos dos nativos ao introduzir o uso do sabonete em seu meio; conflito entre a necessidade pessoal de proteção contra doenças e o ofício como antropóloga.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Retomada do estudo sobre os intocáveis em Goa; surpresa com a descoberta da verdadeira realidade dos intocáveis em Goa.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Investimento do governo indiano no estudo sobre as ciências cognitivas; convite para participar do Indian Institute of Technology (IIT) de Gandhinagar; processo de conceitualização da experiência etnográfica; impactos desta nova pesquisa na sua carreira acadêmica no Instituto Superior de Ciências do Trabalho na Empresa (Iscte).
 
Clique para assistir
6º Bloco
Desprendimento da ideia de Portugal como componente essencial para a sua trajetória; tentativa de uma nova geração de estudantes de ir além dos limites da antropologia portuguesa, a qual tornou-se muito presa no âmbito doméstico; defesa em favor de um diálogo cada vez mais extenso entre a antropologia e as outras ciências.
 
Clique para assistir
7º Bloco
O impacto do livro O Bosque proibido, de Mircea Eliade, em sua vida; a relação entre o cinema indiano e a diáspora indiana.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A figura de Tara Gandhi; os projetos sociais de Tara Gandhi; realização de um documentário sobre Tara Gandhi.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Apreciação pelo trabalho com seus alunos; a Faculdade de Ciência e Tecnologia (FCT) como financiadora do trabalho de campo dos alunos; a relação atual com o Brasil; alunos que estudam países lusófonos; dificuldade em conciliar a vasta quantidade de alunos que a almejam como sua orientadora.
 
 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÕES NA ÍNTEGRA

TranscricaoRosaPerez.pdf

TranscricaoRosaPerez0804.pdf

 

 

 

 

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a consulta, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

<p>Helena Bomeny e Rosa Perez</p>

<p>Helena Bomeny, Rosa Perez e Karina Kuschnir</p>

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede