A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
<<  PATRICIO LANGA
Patricio Langa

Patrício Vitorino Langa graduou-se em Ciências Socias na Universidade Eduardo Modlane (UEM), Moçambique. Possui mestrado e doutorado pela University of Cape Town e pós-doutorado na University of the Western Cape. Atualmente é professor na Universidade Eduardo Mondlane e pesquisador da University of the Western Cape. É fundador do Centro de Estudos de Ensino Superior e Desenvolvimento, que promove pesquisas na área das ciências sociais moçambicana, bem como, possibilita o intercâmbio dos alunos de mestrado da Universidade Mondlane em Universidades estrangeiras.

 


 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 10.08.2011

 SumarioPatricioLanga.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; os avós paternos e maternos; o ensino primário e secundário na província de Xai-Xai.
 
Clique para assistir
2º Bloco
O sistema de formação escolar moçambicano; o currículo escolar; o ensino pré-universitário.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A decisão de cursar Ciências Sociais; a indecisão entre economia, direito e ciências sociais; o direito de escolha no vestibular, associado a uma nova geração de estudantes moçambicanos.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Engajamento político; o impacto da morte de Samora Machel; mudança de perspectiva em relação ao papel das ciências sociais na sociedade; a ligação emocional com a figura de Samora Machel.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A faculdade de Ciências Sociais; as disciplinas do curso; a opção pela sociologia; a relação com o professor Elísio Macamo.
 
Clique para assistir
6º Bloco
O fim da graduação; desejo de terminar a licenciatura fora de Moçambique; a tese de final de curso; convite para trabalhar com o professor Mouzinho Mário na Faculdade de Educação da Universidade Eduardo Mondlane.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A escolha do projeto de mestrado; o curso da Fábrica de Ideias, na Bahia; a influência da professora Teresa Cruz e Silva; insatisfação com a rotina de dar aulas.
 
Clique para assistir
8º Bloco
O mestrado na University of Cape Town; o início complicado do mestrado; o esforço em aprimorar o inglês; a mudança de supervisor do mestrado; a dissertação.
 
Clique para assistir
9º Bloco
O doutorado; retorno à Moçambique; conflito com burocrático com um membro da Universidade Eduardo Mondlane; nova ida à África do Sul para fazer o doutorado, em 2007; a tese voltada para a sociologia da ciência e do ensino superior; a pesquisa atual na Universidade de Western Cape.
 
Clique para assistir
10º Bloco
O Centro de Estudos de Ensino Superior e Desenvolvimento (CESD); a deficiência de Moçambique em termos de produção científica; a criação do CESD, em Moçambique, antes do início do doutorado; a institucionalização do CESD; o vínculo do CESD com a universidade.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A Associação Moçambicana de Sociologia (AMS); a fundação da AMS em 2009; os própositos da AMS; a influência intelectual de Pierre Bourdieu e Ulrich Beck em sua trajetória como sociólogo.
 
 

 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoPatricioLanga.pdf

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede