A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida

<<  MIRIAM HALPERN

Miriam Halpern Pereira licenciou-se em História e Filosofia pela Faculdade de Letras de Lisboa, em 1962. Obteve seu doutorado em História na Faculté de Lettres et Sciences Humaines (Sorbonne – Paris), em 1969. Foi diretora fundadora do Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa e atualmente é professora catedrática do Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).

Para demais informações e publicações da autora, seu currículo.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 24.03.2009

  SumarioMiriamHalpern.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens familiares; infância entre Portugal e Cuba; a formação cívica na escola americana; o surgimento do interesse pelas Ciências Sociais; os liceus D. Filipa e D. João de Castro; influências na formação.
 
Clique para assistir
2º Bloco
O ingresso na universidade; conflitos familiares gerados por sua entrada na universidade; a decepção com a faculdade de Letras.
 
Clique para assistir
3º Bloco
Exílio na França e doutorado; a ida para a École Pratique des Hauts Études; Pierre Vilar; as mudanças acarretadas pelo exílio; a escolha do tema da tese de doutorado; os seminários de Albert Silbert.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Linhas de pesquisa: Livre-câmbio e desenvolvimento econômico; as contribuições e repercussões da primeira publicação; a estrutura econômica de Portugal no período analisado no livro.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Linhas de pesquisa: a industrialização em Portugal; oposição às antigas teses da decadência; o longo tempo de elaboração da pesquisa; relação estreita entre o ensino e a pesquisa; influências para a especificidade da pesquisa; repercussão do estudo.
 
Clique para assistir
6º Bloco
Linhas de pesquisa: história do liberalismo político; interesse pelas Revoluções Liberais e pela origem do liberalismo; o colóquio sobre o liberalismo na Península Ibérica; o projeto de Mouzinho da Silveira; As cortes constituintes e o liberalismo.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A experiência como professora; início da carreira docente em Paris; Assimetrias; o ensino no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE); o ambiente universitário no pré-25 de Abril; uma historiadora nas ciências sociais.
 
Clique para assistir
8º Bloco
O trabalho na Torre do Tombo; inventário do período 1870-1940; projeto abandonado pelas administrações seguintes; a falta de interesses para a criação de um arquivo nacional em Portugal.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Centro de Estudos de História Contemporânea Portuguesa; a busca por unificar profissionais de diferentes áreas; relação com as pesquisas de doutorado; crescimento intelectual do ISCTE; docente no mestrado de história contemporânea da Universidade Nova; a revista Ler História.
 
Clique para assistir
10º Bloco
Referenciais Teóricos; Armando de castro; Prix et monnaie, de Magalhães Godinho; O Capital, de Karl Marx; Paul Sweezy; Marx, marxistas e o marxismo; Eric Hobsbawm; Pierre Vilar; Fernand Braudel; Pierre Larrousse; William Sewell; E. P. Thompson; Michel Dreyfuss.
 
Clique para assistir
11º Bloco
Países de língua portuguesa; relação escassa com os países africanos; parceria desde longa data com a comunidade brasileira; idas ao Brasil; a importância de projetos de pesquisa sobre a imigração entre Brasil e Portugal.
 
Clique para assistir
12º Bloco
O papel do historiador; o ofício de historiador; valorização da interdisciplinaridade; O gosto pela história; a importância do diálogo entre as ciências; crítica à algumas novas posturas no campo intelectual.
 
 
 
Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO

TranscricaoMiriamHalpernPereira.pdf

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a consulta, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

<p>Miriam Halpern Pereira.</p>

<p>Miriam Halpern Pereira e António Firmino da Costa.</p>

<p>Miriam Halpern Pereira e Maria das Dores Guerreiro.</p>

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede