A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
<<  MARIA PAULA MENESES
Maria Paula Meneses

Maria Paula Meneses nasceu em Maputo- Moçambique. Possui doutorado em antropologia pela Universidade de Rutgers (EUA) e Mestrado em História pela Universidade de S. Petersburgo (Rússia). Foi professora da Universidade Mondlane e atualmente é pesquisadora do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, sendo integrante do núcleo de estudos sobre Democracia, Cidadania e Direito. Suas pesquisas abrangem o campo dos debates pós-coloniais, pluralismo jurídico com destaque para as relações entre o Estado e as ‘autoridades tradicionais’ no contexto africano, e o papel da história oficial, da memória e das ‘outras’ histórias no resgate de um sentido mais amplo de pertencimento no campo dos processos identitários contemporâneos, dialogando principalmente no espaço geopolítico africano.

 

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 06.09.2011

 SumarioMariaPaulaMeneses.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; a trajetória dos pais; a infuência do processo de independência de Moçambique; relações entre Moçambique e o Brasil; a criação do propedêutico na universidade; a geração 8 de Março; cursos de desenvolvimento.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A Revolução dos Cravos e a independência moçambicana; uma leitura dos dois processos; lembranças da infância; a relação entre os processos; os brancos em Moçambique; o 25 de Abril e o 21 de Outubro; alguns professores brasileiros.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A licenciatura em História na URSS; o Estado e a formação de quadros; o Grupo do Aquário; a relação de Moçambique com a África do Sul; algumas viagens; a União Soviética e o curso de História.
 
Clique para assistir
4º Bloco
O mestrado; o contexto histórico; questões sobre a História; a Frelimo; conflitos na África e a Guerra Fria; recordações da Perestroika; o retorno para Moçambique na Universidade Eduardo Mondlane; relações com o Brasil e a RDA.
 
Clique para assistir
5º Bloco
O doutorado; lembranças de Moçambique por volta dos anos 90; a ida para o doutorado nos EUA; Arqueologia; a construção da tese; a passagem para a Antropologia; a participação no regulamento do Patrimônio Cultural em Moçambique.
 
Clique para assistir
6º Bloco
O período como docente na Universidade Eduardo Mondlane; personagens marcantes; a relação entre universidade e governo; o Centro de Estudos Africanos; questões sobre paradigmas analíticos; o Departamento de Arqueologia e Antropologia; postura intelectual.
 
Clique para assistir
7º Bloco
As Ciências Sociais e Humanas em Moçambique; as humanidades e a massificação; a relação com o Índico; a valorização da história da África.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A ida para a Universidade de Coimbra; a vontade de prosseguir com investigações; a opção por Portugal; projetos e pesquisas; “rebelde competente”.
 
Clique para assistir
9º Bloco
O Congresso Luso-Afro-Brasileiro e a CPLP; participações e impressões sobre o Congresso; Moçambique entre a CPLP e o Índico; repensar o continente africano; o Sul Global; a língua portuguesa.
 
Clique para assistir
10º Bloco
As relações com Brasil e Portugal; Brasil e Índia como referências; contatos com o Brasil; a relação com Boaventura de Sousa Santos e o projeto sobre a Justiça em Moçambique; algumas publicações; as Ciências Sociais em Portugal; os Palop.
 
Clique para assistir
11º Bloco
Estudos sobre a África; pesquisa sobre a região de Matutuíne; as migrações; o projeto da lei de terras; a folclorização da cultura.
 
Clique para assistir
12º Bloco
A influência chinesa na África e uma obra marcante; relações com China, África do Sul, Índia e Brasil; a Europa; o crescimento da África; Dreams in a time of war, de Ngugi wa Thiong'o; Aquino de Bragança.
 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoMariaPaulaMeneses.pdf

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede