A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida

<<  MARIA DE LURDES RODRIGUES
Maria de Lurdes Rodrigues

Maria de Lurdes Reis Rodrigues nasceu em Lisboa em 1956. Em 1984, licenciou-se em Sociologia pelo ISCTE, onde passou a lecionar e, em 1996, obteve o título de Doutora em Sociologia. Foi presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias, no Ministério da Ciência e da Tecnologia de Portugal, entre 1997 e 2002, e Ministra da Educação de Portugal, entre 2005 e 2009.





 

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA de 13 de maio de 2013

 SumarioMariaDeLurdesRodrigues.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; as atividades dos pais; a precariedade de estudos dos pais; a entrada para a escola pública de meninas; a importância da leitura na infância e juventude.
 
Clique para assistir
2º Bloco
O Ensino Superior; as expectativas dos pais mas não pressão por cursos específicos; a inscrição em Sociologia; o ano de 1974; as memórias da Revolução dos Cravos; as diferenças de cotidiano depois de 1974; os professores mais marcantes na Sociologia; a interrupção do curso e retorno em 1983; os colegas de turma.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A ida para Moçambique; a juventude ao ir para Moçambique; o trabalho no período de grande responsabilidade; a mudança de trabalho e de condições; as dificuldades passadas durante a Guerra Civil de Moçambique; a tensão ante alguns eventos na fábrica em que trabalhava.
 
Clique para assistir
4º Bloco
As atuações políticas; a intensidade do período em Moçambique; a volta a Portugal e o término do curso em Sociologia; o interesse por Sociologia do Trabalho; o estudo da tese de licenciatura; as atividades depois de terminada a licenciatura; a operação do Arquivo Histórico Social e o acervo sobre o movimento anarco-sindicalista português; o envolvimento com jornais de cunho anarco-sindical.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A Sociologia do Trabalho; os trabalhos e pesquisas no ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa); os trabalhos complementares no campo da Sociologia do Trabalho; o interesse por atores sociais pouco explorados na Sociologia do Trabalho; a entrada no campo desconhecido da Sociologia das Profissões.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A atividade no Governo; a interrupção da vida acadêmica; a criação do Observatório das Ciências e Tecnologias; o foco no Observatório durante anos; o contato com o Brasil para o desenvolvimento de plataformas de informação.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A trajetória no Governo; o fim de um Governo e retorno ao ISCTE; os trabalhos com o censo de 2001; a entrada no Ministério da Educação pela competência técnica; as expectativas ao assumir o mandato de Ministra da Educação; as medidas para diminuir a evasão nos cursos secundários.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A trajetória no Governo; as ações para profissionalizar os adultos portugueses através do ensino secundário; a valorização do primeiro ciclo educacional e integração das escolas.
 
Clique para assistir
9º Bloco
As políticas públicas como ministra da educação; a intervenção do Governo nas escolas para dinamizar o acesso de alunos; a importância da informação para o desenvolvimento de políticas; a relação do Ministério com Sindicatos de professores; a realidade educacional portuguesa; a hierarquia nas escolas portuguesas.
 
Clique para assistir
10º Bloco
O retorno ao mundo acadêmico; o Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas; a ligação de conhecimento do campo governamental e o novo departamento; a grande procura pelos cursos ministrados pelo Departamento; a promoção de debates no campo das Políticas Públicas.
 
Clique para assistir
11º Bloco
As Ciências Sociais; a preocupação na formação de intelectuais para a participação política; a aplicação das Ciências Sociais nas Políticas Públicas; os outros trabalhos nas Ciências Sociais portuguesas; os perigos que as Ciências Sociais correm; a literatura mais importante para a formação acadêmica; conclusão e agradecimentos.
 

 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO

TranscricaoMariaDeLurdesRodrigues.pdf

 

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a consulta, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede