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Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
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Maria de Lurdes Rodrigues

Maria de Lurdes Reis Rodrigues nasceu em Lisboa em 1956. Em 1984, licenciou-se em Sociologia pelo ISCTE, onde passou a lecionar e, em 1996, obteve o título de Doutora em Sociologia. Foi presidente do Observatório das Ciências e das Tecnologias, no Ministério da Ciência e da Tecnologia de Portugal, entre 1997 e 2002, e Ministra da Educação de Portugal, entre 2005 e 2009.





 

 

 

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Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA de 13 de maio de 2013

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1º Bloco
Origens; as atividades dos pais; a precariedade de estudos dos pais; a entrada para a escola pública de meninas; a importância da leitura na infância e juventude.
 
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2º Bloco
O Ensino Superior; as expectativas dos pais mas não pressão por cursos específicos; a inscrição em Sociologia; o ano de 1974; as memórias da Revolução dos Cravos; as diferenças de cotidiano depois de 1974; os professores mais marcantes na Sociologia; a interrupção do curso e retorno em 1983; os colegas de turma.
 
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3º Bloco
A ida para Moçambique; a juventude ao ir para Moçambique; o trabalho no período de grande responsabilidade; a mudança de trabalho e de condições; as dificuldades passadas durante a Guerra Civil de Moçambique; a tensão ante alguns eventos na fábrica em que trabalhava.
 
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4º Bloco
As atuações políticas; a intensidade do período em Moçambique; a volta a Portugal e o término do curso em Sociologia; o interesse por Sociologia do Trabalho; o estudo da tese de licenciatura; as atividades depois de terminada a licenciatura; a operação do Arquivo Histórico Social e o acervo sobre o movimento anarco-sindicalista português; o envolvimento com jornais de cunho anarco-sindical.
 
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5º Bloco
A Sociologia do Trabalho; os trabalhos e pesquisas no ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa); os trabalhos complementares no campo da Sociologia do Trabalho; o interesse por atores sociais pouco explorados na Sociologia do Trabalho; a entrada no campo desconhecido da Sociologia das Profissões.
 
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6º Bloco
A atividade no Governo; a interrupção da vida acadêmica; a criação do Observatório das Ciências e Tecnologias; o foco no Observatório durante anos; o contato com o Brasil para o desenvolvimento de plataformas de informação.
 
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7º Bloco
A trajetória no Governo; o fim de um Governo e retorno ao ISCTE; os trabalhos com o censo de 2001; a entrada no Ministério da Educação pela competência técnica; as expectativas ao assumir o mandato de Ministra da Educação; as medidas para diminuir a evasão nos cursos secundários.
 
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8º Bloco
A trajetória no Governo; as ações para profissionalizar os adultos portugueses através do ensino secundário; a valorização do primeiro ciclo educacional e integração das escolas.
 
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9º Bloco
As políticas públicas como ministra da educação; a intervenção do Governo nas escolas para dinamizar o acesso de alunos; a importância da informação para o desenvolvimento de políticas; a relação do Ministério com Sindicatos de professores; a realidade educacional portuguesa; a hierarquia nas escolas portuguesas.
 
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10º Bloco
O retorno ao mundo acadêmico; o Departamento de Ciência Política e Políticas Públicas; a ligação de conhecimento do campo governamental e o novo departamento; a grande procura pelos cursos ministrados pelo Departamento; a promoção de debates no campo das Políticas Públicas.
 
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11º Bloco
As Ciências Sociais; a preocupação na formação de intelectuais para a participação política; a aplicação das Ciências Sociais nas Políticas Públicas; os outros trabalhos nas Ciências Sociais portuguesas; os perigos que as Ciências Sociais correm; a literatura mais importante para a formação acadêmica; conclusão e agradecimentos.
 

 

 

 

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