A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
<<  LUÍS DE BRITO

Luís Manuel Cerqueira de Brito nasceu em Moçambique e concluiu seu bacharel em História na Universidade Eduardo Mondlane, Maputo, em 1976. Neste mesmo ano, iniciou sua carreira acadêmica integrando a equipe de pesquisadores que criou o Centro de Estudos Africanos da Universidade Eduardo Mondlane. Simultaneamente à pesquisa, especializou-se em Estudos de Desenvolvimento no Centro de Estudos Africanos, obtendo seu diploma em 1981. No ano de 1992, concluiu seu PhD na Université de Paris VIII. Atualmente é pesquisador permanente do Instituto de Estudos Sociais e Econômicos (IESE) de Moçambique.

Para demais informações e publicações do autor, sua página de apresentação no IESE.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 12.08.2008

  SumarioLuisBrito.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Trajetória acadêmica; o antigo Instituto de Investigação Científica e a fundação do Centro de Estudos Africanos (1976); o Doutorado de Antropologia e Sociologia do Político em Paris (1992).
 
Clique para assistir
2º Bloco
Unidade de Formação e Investigação em Ciências Sociais (Ufics); a batalha pelo primeiro curso de Ciências Sociais moçambicano desde a década de 70 até sua criação em1995; a nova geração de cientistas sociais formados após a independência.
 
Clique para assistir
3º Bloco
As Ciências Sociais hoje; as diferenças no campo das Ciências Sociais entre duas gerações; a questão das consultorias; a ideia da criação de redes de comunicação entre cientistas sociais.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Projetos e pesquisas; “A questão zimbabueana”; os estudos voltados para a economia política; pesquisa sobre a história da Frelimo; o estudo sobre os partidos políticos na década de 90; pesquisa sobre a sociologia do crime; o trabalho no Instituto Eleitoral da África Austral (Eisa); a crise da Ufics.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Países de língua portuguesa; algumas iniciativas; a revista Lusotopie; dificuldades e insuficiência de interações entre os países.
 
 
 
Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoLuisdeBrito.pdf

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede