A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida

<<  JOSÉ MADUREIRA PINTO

José Fernando Madureira Pinto nasceu no dia 07 de agosto de 1946, na cidade de São João da Madeira, em Portugal. Concluiu seu doutorado no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa, no ano de 1981, com a tese “Estruturas sociais e práticas simbólico-ideológicas nos campos. Elementos de teoria e pesquisa empírica”. Durante o período de 1990 a 1994 foi presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, de 1993 a 1996 foi coordenador da área de Sociologia da Junta Nacional de Investigação Científica e Tecnológica. Desde 1993 é professor catedrático aposentado da Faculdade de Economia da Universidade do Porto e a partir de janeiro de 2004 tornou-se pesquisador no Instituto de Sociologia da Faculdade de Letras da Universidade do Porto.

Para demais informações e publicações do autor, seu currículo.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 24.07.2008

  SumarioJoseMadureiraPinto.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens familiares; lembranças da infância em São João da Madeira; a mudança para o Porto; o colégio Liceu D. Manuel II.
 
Clique para assistir
2º Bloco
Anos de formação; a faculdade de economia; o professor Mário Pinto; o serviço militar; contato com a sociologia nos anos 1960.
 
Clique para assistir
3º Bloco
Introdução às ciências sociais; a carreira de cientista social; participação no Gabinete de Investigações Sociais (GIS); estudo econométrico sobre a evolução das despesas militares.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Primeiros referenciais teóricos; Adérito Sedas Nunes; a revista Análise Social; primeiras pesquisas.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Institucionalização da sociologia em Portugal nos anos 1970; questões sobre o arrendamento rural; pesquisa empírica em Fonte Arcada; o primeiro doutoramento português em 1983.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A Revolução dos Cravos; percepção prévia devido ao serviço militar; a revolução a partir de um ponto de vista político e acadêmico; experiências múltiplas entre os 18 e 22 anos.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A pesquisa em Fonte Arcada; início restrito a pesquisa de arrendamento local; descoberta de características especificas locais; a democratização da região; o retorno 30 anos depois; a migração pendular; a construção do filme; a questão educacional em Fonte Arcada; a economia local.
 
Clique para assistir
8º Bloco
Sociedade em transformação; a permanência dos moradores em Fonte Arcada; a exibição do filme para os fontes arcadenses.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Sociologia portuguesa; o curso de sociologia no Porto; o futuro da sociologia; a institucionalização; as novas gerações de cientistas sociais.
 
Clique para assistir
10º Bloco
Pedagogia e ciências sociais; a postura dos graduandos na sala de aula; a escola em suas dimensões; o cotidiano escolar; a escola articulada com outras instâncias sociais; dificuldades de estar na sala de aula.
 
Clique para assistir
11º Bloco
Trabalho e economia; medidas de ajuste dessa relação; processos de contabilidade; vínculo entre empregado e patrão.
 
Clique para assistir
12º Bloco
Participação política; o ex-presidente Jorge Sampaio; o trabalho como consultor por 10 anos (meados dos anos 1990); o cotidiano desse trabalho; os temas tratados.
 
Clique para assistir
13º Bloco
Influências da formação de economista; a importância de uma análise econômica; o estado de providência; o pai como grande influência na forma de pensar a economia; responsabilidade social.
 
Clique para assistir
14º Bloco
Pierre Bourdieu como grande influência da abordagem sociológica; livros essenciais para a compreensão de conceitos de Bourdieu; a importância de uma auto-reflexão; a necessidade das Ciências Sociais ser mais rigorosa.
 
Clique para assistir
15º Bloco
Países de língua portuguesa; o contato com sociólogos estrangeiros; contribuições vindas da América Latina; necessidade de uma rotina de diálogo entre países de língua portuguesa.
 
Clique para assistir
16º Bloco
Panorama das ciências sociais; uma sociologia total; relação indivíduo e sociedade; a importância do testemunho.
 
 
Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoJoseMadureiraPinto.pdf

 

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a consulta, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

<p>José Madureira Pinto.</p>

<p>José Madureira Pinto.</p>

<p>José Madureira Pinto e Sammy Pereira.</p>

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness