A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida

<<  JOEL TEMBE
Joel Tembe

Joel das Neves Tembe obteve o Doutoramento em História Social na University of London. Possui uma larga experiência em pesquisa social qualitativa. Conduziu estudos nas zonas centro e sul de Moçambique, no Zimbábue, Quênia, Tanzânia, Portugal, Estados Unidos e Reino Unido. Professor no Departamento de História da Faculdade de Letras e Ciências Sociais da Universidade Eduardo Mondlane, é também Diretor do Arquivo Histórico de Moçambique; Presidente do The Eastern African Branch, International Council on Archivists (ESABICA); e membro do conselho da Organização para a Pesquisa em Ciências Sociais em África Oriental e Meridional (OSSREA).

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 8 de Agosto de 2011

 SumarioJoelTembe.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; a assimilação cultural do pai; a separação dos pais e a ida para morar com a família paterna, no Catembe; os estudos durante a infância; a condição do pai como chefe tradicional, após a morte do avô.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A adaptação à vida rural; a relação entre a língua portuguesa e a língua local; o avô paterno, Joel Roberto Tembe; a posição simbólica como chefe tradicional; a interrupção dos estudos devido à Geração Oito de Março.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A questão da assimilação cultural; as condições necessárias para a obtenção do status de assimilado.
 
Clique para assistir
4º Bloco
O processo de libertação de Moçambique; o impacto da independência moçambicana nas zonas urbanas; a percepção do pai em relação ao movimento revolucionário da Frente de Libertação de Moçambique (Frelimo); o estabelecimento da Frelimo como partido único.
 
Clique para assistir
5º Bloco
A educação religiosa; a adoção do catolicismo pelo pai; a posição como acólito da igreja católica; a convivência com as famílias da vizinhança.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A situação familiar após a independência de Moçambique; conflitos com o pai devido à política; a participação nos grupos dinamizadores.
 
Clique para assistir
7º Bloco
O impacto da prisão do pai; a Geração Oito de Março; a notícia da prisão do pai como contra-revolucionário; ativismo político após a independência.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A indicação para o curso de história; a escolha do curso como decisão do Ministério da Educação moçambicano; o papel dos filhos de assimilados na Frelimo.
 
Clique para assistir
9º Bloco
A formação em história; o enfoque em estudos africanos; a influência do pensamento marxista; atuação acadêmica após a conclusão do bacharelato.
 
Clique para assistir
10º Bloco
O processo de abertura política de Moçambique; o acordo de Nkomati; a influência política da Resistência Nacional Moçambicana (Renamo); a crise econômica.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A figura do presidente Samora Machel; a percepção popular sobre o presidente; a política pan-africanista de Samora Machel.
 
Clique para assistir
12º Bloco
Os estudos em Londres; a preparação para o doutoramento; a opção pela Inglaterra; a adaptação à tradição acadêmica inglesa.
 
Clique para assistir
13º Bloco
A trajetória do pai após sair da cadeia; a condição do pai enquanto líder comunitário e opositor do governo; a relação da família com o pai enquanto ele estava preso.
 
Clique para assistir
14º Bloco
O convite para assumir a direção do Arquivo Histórico de Moçambique (AHM); a conciliação do trabalho no AHM com a atuação como docente; desafios enfrentados na manutenção do AHM; parcerias com outras instituições; o cargo de presidente da Eastern and Southern Africa Region Branch of the International Council of Archives (ESABRICA).
 
Clique para assistir
15º Bloco
O projeto da História das Lutas de Libertação na África Austral; a Comunidade para o Desenvolvimento da África Austral (SADC); o paradigma de libertação e solidariedade; a importância do conceito de libertação no processo de descolonização africano.
 
Clique para assistir
16º Bloco
Desafios da Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) em termos de integração entre os países; o papel de Moçambique dentro da CPLP; contato com o Brasil.
 
Clique para assistir
17º Bloco
A influência de Amartya Sen, economista indiano; o pensamento de Frantz Fanon; o livro “Eduardo Mondlane, um homem a abater”, de José Duarte de Jesus.

 

 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO

TranscricaoJoelTembe.pdf

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a consulta, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede