A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida

<<  JOÃO FREIRE

João Freire licenciou-se em Ciências Políticas e Sociais no Institut D' Études Politiques, na França, em 1971. Obteve seu doutoramento em Sociologia no ano de 1988, na Universidade Técnica de Lisboa e em 1994 agregou-se ao Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Portugal. Atualmente é professor catedrático e pesquisador do ISCTE.

Para demais informações e publicações do autor, seu currículo.

 

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 14.05.2010

  SumarioJoaoFreire.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens familiares; o livro de memórias Pessoa comum no seu tempo. Memórias de um médio burguês de Lisboa na segunda metade do século XX; a escola primária em Lisboa; o ambiente familiar; as relações políticas do pai; os anos de internato.
 
Clique para assistir
2º Bloco
Carreira militar; entrada na Escola Naval em 1960; o falecimento do pai; a guerra em Angola; permanência em Moçambique; deserção; os colegas de Marinha.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A escolha pelas ciências sociais; chegada em Paris; entrada na Sciences Po; contato com Henri Mendras; influência intelectual francesa; maio de 1968 em Paris; envolvimentos políticos na universidade.
 
Clique para assistir
4º Bloco
A vida em Paris; trabalho como operário na fabrica da Renault; conclusão da universidade; envolvimento em greves; casamento; trabalho como pintor de carros; saída da Renault; regresso para Portugal depois do 25 de abril.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Trajetória acadêmica (primeira parte); chegada a Portugal em 1975; Manuel Villeverde Cabral apresenta o ISCTE (Instituto Universitário de Lisboa); contratação pelo ISCTE; leciona a primeira disciplina, sociologia do trabalho; colaboração em outros cursos e universidades; doutoramento; fundação do CIES (Centro de Investigação e Estudos da Sociologia).
 
Clique para assistir
6º Bloco
Trajetória acadêmica (segunda parte); diferentes áreas dos cursos do ISCTE; reestruturação da parte pedagógica da sociologia do trabalho; papel institucional; participação no Conselho Científico; processo seletivo para novos docentes do ISCTE.
 
 
Clique para assistir
7º Bloco
Balanço sobre as principais contribuições intelectuais; interesse pela história; publicação de artigos da sociologia da história; publicações na área da sociologia do trabalho; estadia de seis meses no Canadá; investigações na área da antropologia do trabalho.
 
Clique para assistir
8º Bloco
Caminhos para o futuro das ciências sociais; o livro Economia e sociedade; a atual formação no ISCTE.
 
 
Clique para assistir
9º Bloco
Países de língua portuguesa; a pouca relação com o Brasil e os países africanos de língua portuguesa; relação com Inglaterra, Estados Unidos e Canadá.
 
Clique para assistir
10º Bloco
Influências marcantes; importância do habito de leitura desde cedo; aprendizado com os militantes das gerações anteriores; o livro O drama de Jean Barois de Roger Martin Du Gard.
 
 
Clique para assistir
11º Bloco
Reflexões políticas; atividade cívica; aproximação com o anarquismo; militância em 1974 e 1975; prisão na Espanha; ativismo político; fundação da revista A ideia; relacionamento com partidos; fundação da Anistia Internacional em Portugal.
 
Clique para assistir
12º Bloco
A esgrima; viagens pelo mundo através do esporte; participação em campeonatos; obtenção do terceiro lugar no Campeonato Nacional de Veteranos em 2010; história da esgrima; ética e esporte; o casamento e o filho.
 
 
 
Topo da Página TRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoJoaoFreire14.05.2010.pdf

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a consulta, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

<p>João Freire.</p>

<p>João Freire.</p>

<p>João Freire e Maria das Dores Guerreiro.</p>

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede