A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida

<<  JOÃO FERREIRA DE ALMEIDA

João de Freitas Ferreira de Almeida licenciou-se em Direito pela Universidade de Lisboa em 1964. Sua história no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE) inicia-se em 1984, ano em que concluiu seu doutorado em Sociologia. Em 1972 tornou-se membro do corpo docente desta mesma instituição, onde atualmente é professor catedrático; e durante o período de 1992 a 2005 foi presidente da mesma.

Para demais informações e publicações do autor, seu currículo.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 28.07.2008

  SumarioJoaoFerreiradeAlmeida.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens familiares; lembranças de sua infância no Porto; mudança da família para Lisboa; anos de estudos na Escola Secundária de Camões – Liceu Camões; escolha pelo curso de Direito.
 
Clique para assistir
2º Bloco
Anos de formação; curso de Direito na Escola Secundária de Camões; Humberto Delgado; politização tardia; crise universitária de 1962; Assembléia-Geral da Associação; Guerra Colonial; curso de Ciência Política na Universidade de Paris, na Sorbonne; entrada nas Oficinas Gerais de Material Aeronáutico.
 
Clique para assistir
3º Bloco
Serviço militar; Oficinas Gerais de Materiais Náuticos; contato com Adérito Sedas Nunes; convite para trabalhar no Instituto Superior de Ciências Econômicas e Financeiras (ISCEF) em 1970.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Trabalho no ISCEF; Gabinete de Investigações Sociais (GIS) e Adérito Sedas Nunes; mudanças na metodologia de ensino no ISCEF e no Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE).
 
Clique para assistir
5º Bloco
Criação do ISCTE em 1972; dificuldades nos primeiros anos de instituto; Universidade Nova de Lisboa; cargos exercidos no ISCTE; formalização do curso de Sociologia em Portugal; proximidade dos alunos e do corpo docente do instituto.
 
Clique para assistir
6º Bloco
Doutorado e investigação nas Ciências Sociais; aulas e investigação no GIS; Universidade Técnica de Lisboa; José Madureira Pinto; aulas no plano teórico e no plano prático; os paradigmas das Ciências Sociais.
 
Clique para assistir
7º Bloco
Revolução dos Cravos em Portugal (25/04/1974); precedentes e efeitos positivos e negativos da revolução; Guerra Colonial; política estudantil.
 
Clique para assistir
8º Bloco
Metodologia de pesquisa; a teoria das classes; os aspectos sociais de Portugal; políticas públicas; a importância da análise da sociedade na sociologia.
 
Clique para assistir
9º Bloco
European Social Survey; análise prospectiva; Fundação Européia de Ciência; EduNet; Shalom Schawartz e sua teoria dos valores humanos básicos; teoria do habitus de Pierre Bourdieu.
 
Clique para assistir
10º Bloco
Estudos sobre a questão do ambiente em Portugal; Centro de Pesquisa Social do Ambiente, Sociedade e Opinião Pública – OBSERVA; aplicação do primeiro inquérito à juventude universitária em Portugal; valores e comportamentos.
 
Clique para assistir
11º Bloco
Fundação da Associação Portuguesa de Sociologia em 1985; Fernando Henrique Cardoso, presidente da Associação Internacional de Sociologia na época da fundação da associação portuguesa; Noites de Sociologia, reuniões informais com pessoas de várias formações organizada por João Ferreira de Almeida.
 
Clique para assistir
12º Bloco
Experiência como professor do ISCTE e da Faculdade de Direito da Universidade de Lisboa; a incorporação de diversos cursos no ISCTE, bem como seu crescimento; as deficiências do ensino em Portugal.
 
Clique para assistir
13º Bloco
Referenciais teóricos; influências intelectuais dos contatos diretos e exteriores; Émile Durkheim; Max Weber; Karl Marx; Pierre Bourdieu, como referência do ponto de vista epistemológico; Gaston Bachelard.
 
Clique para assistir
14º Bloco
Internacionalização das Ciências Sociais na Europa; a dificuldade da troca científica entre os cientistas sociais dos países europeus; diferenças culturais; John Zeiman e a resistência à intervenção do mercado e do Estado.
 
Clique para assistir
15º Bloco
Países de língua portuguesa; a relação com o Brasil; Associação Nacional de Pesquisa e Pós- Graduação e Pesquisa em Ciências Sociais (ANPOCS).
 
Clique para assistir
16º Bloco
O cientista social na atualidade; Helga Nowotny e seu livro Re-thinking science; os pontos negativos e os positivos das ciências sociais nos dias atuais.
 
Clique para assistir
17º Bloco
Retorno às origens; a primeira socialização; a influencia da cidade natal na trajetória intelectual; a relação com os pais; os amigos da família; as filhas.
 
 
Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoJoaoFerreiradeAlmeida.pdf

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a consulta, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

<p>João Ferreira de Almeida.</p>

<p>Helena Bomeny, Karina Kuschnir, António Firmino da Costa, Maria das Dores Guerreiro e João Ferrreira de Almeida.</p>

<p>Karina Kuschnir, Maria das Dores Guerreiro, António Firmino da Costa, João Ferreira de Almeida e Helena Bomeny.</p>

<p>João Ferreira Almeida.</p>

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede