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Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida

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Filipe José Couto nasceu em Moçambique no dia 30 de janeiro de 1939. Concluiu o Ensino Primário em Massangulo, província do Niassa, e dedicou-se ao ofício de sapateiro na cidade de Nampula entre 1954 e 1957. Frequentou o Ensino Secundário em Fátima, Portugal, entre 1958 e 1962. Foi em 1962 que decidiu entrar para o Instituto Missionário da Consolata, na Itália, tendo permanecido um ano. Fez Estudos Filosóficos e Licenciatura em Roma (1964 a 1967); Estudos Teológicos e Doutoramento em Teologia Dogmática, em Munster, Alemanha (1967 a 1971) e Doutoramento em Ciências Sócio-políticas de Qualificação para Professor Catedrático na Universidade de Paderborn, Alemanha (1976 a 1981). Regressa à sua terra natal onde entra em contato com a Frelimo, (Frente de Libertação de Moçambique), que luta pela libertação de Portugal, indo fixar moradia na Tanzânia. No ano de 1996 foi nomeado reitor da Universidade Católica de Moçambique e desde 2007 é reitor da Universidade Eduardo Mondlane, em Maputo.

 

 

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Topo da Página SUMÁRIO - ENTREVISTA 23.04.2009

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1º Bloco
Origens; história familiar; percurso educacional até o doutoramento em Teologia Católica Dogmática da Universidade de Münster, na Alemanha.
 
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2º Bloco
Autores Marcantes; o curso de História da Filosofia em Roma e os empiristas ingleses; Charles Boxer; a Frente de Libertação de Moçambique.
 
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3º Bloco
Acontecimentos marcantes pela Europa; o Maio de 1968 e participação nas reuniões de estudantes em Münster; o Concílio Vaticano II.
 
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4º Bloco
Trajetória docente e publicações; a relação com a Frente de Libertação de Moçambique; a co-fundação da Escola Superior de Sociologia, Teologia e Ciências Sociais de Morogoro; o título de Reitor fundador da Universidade Católica de Moçambique e depois da Universidade Eduardo Mondlane; a publicação da tese de doutoramento: Esperança dos que não acreditam em 1974.
 
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5º Bloco
A influência de Julius Nyerere e a concepção de educação hoje; o diálogo entre socialismo e educação na Tanzânia; Carlos Machili e a defesa da expansão universitária; a qualidade do ensino e a potencialidade intelectual moçambicana.
 
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6º Bloco
Cooperação entre os países de língua portuguesa; a relação com um Portugal pós-colonialismo; o intercâmbio educacional com o Brasil; o português como língua-mãe ensinada nas escolas e veiculada através da mídia; a propagação da língua inglesa.
 
 
 
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