A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida

<<  BOAVENTURA DE SOUSA SANTOS

Boaventura de Sousa Santos nasceu no dia 15 de novembro de 1940, na cidade de Coimbra, em Portugal. Em 1963 licenciou-se em Direito pela Universidade de Coimbra, tendo realizado no ano de 1964 um curso de pós-graduação na Universidade de Berlim. Obteve seu título de mestre em 1970, pela Yale University, com a tese “As Estruturas Sociais do Desenvolvimento e o Direito” e em 1973 concluiu seu doutorado pela mesma instituição. Atualmente é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra, Distinguished Legal Scholar da Faculdade de Direito da Universidade de Wisconsin-Madison e Global Legal Scholar da Universidade de Warwick. É igualmente Diretor do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, Diretor do Centro de Documentação 25 de Abril da mesma Universidade e Coordenador Científico do Observatório Permanente da Justiça Portuguesa.

Para demais informações e publicações do autor, seu currículo.

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 22.04.2009

  SumarioBoaventuraDeSousaSantos.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; licenciatura em Direito na Universidade de Coimbra; anos de liceu; bolsa da Fundação Calouste Gulbenkian; recebimento do prêmio Gulbenkian Ciência em 1996; estudos em filosofia do Direito; militância no Movimento Católico.
 
Clique para assistir
2º Bloco
Estudos na Alemanha; experiência vivida em Berlim na época do estalinismo; luta anti-colonial; as idas de Berlim ocidental para Berlim oriental; estudos aprofundados sobre Martin Heidegger e Ernst Bloch.
 
Clique para assistir
3º Bloco
Os anos como estudante e assistente na Universidade de Coimbra; amizade com Artur Santos Silva; as diferenças entre as tradições filosóficas em Direito de Berlim e de Portugal; contato com Miguel Torga (pseudônimo de Adolfo Correia Rocha); Crise Aacadêmica de Coimbra em 1969; ida da esposa para a Universidade de Yale.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Anos de estudo na Universidade de Yale (Estados Unidos da América); o começo dos estudos ligados à sociologia; Marxismo; doutorado com especialização em Sociologia do Direito; o encerramento do departamento de sociologia da universidade.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Relação com o Brasil; ida de seus avós para o Brasil; o interesse em conhecer e estudar o país; estudos sobre desigualdade social; o encanto pelo Rio de Janeiro; a opção pelas favelas
 
Clique para assistir
6º Bloco
Trabalho de campo no Brasil; a chegada ao Brasil no auge da ditadura militar; os contatos para começar o trabalho nas favelas do Rio de Janeiro; a ida à Favela da Maré; a entrada na favela do Jacarezinho e o começo da pesquisa; organização política e social da favela; Richard Morse como referência para a pesquisa.
 
Clique para assistir
7º Bloco
Regresso a Portugal; doutorado; a dificuldade para lecionar em Portugal; criação da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra no ano de 1973; a decisão por continuar em Portugal; contato com Adérito Sedas Nunes; as aulas de Introdução às Ciências Sociais.
 
Clique para assistir
8º Bloco
Articulação das Ciências Sociais em Portugal; os contatos no país; união com José Madureira Pinto e João Ferreira de Almeida; a criação da Associação Portugal de Sociologia e as pessoas envolvidas no projeto.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Países de Língua Portuguesa; a ligação com os sociólogos brasileiros; Congresso Luso-Afro-Brasileiro em de 1990; debate sobre o colonialismo ibérico.
 
Clique para assistir
10º Bloco
Fronteiras: África, Brasil e Portugal; colonialismo português; Centro de Estudos Sociais América Latina (CES-AL); os projetos em parceria com o Brasil; a divisão das gerações de cientistas sociais pela ditadura militar; doutorado honoris causa concedidos a Florestan Fernandes e Fernando Henrique Cardoso.
 
Clique para assistir
11º Bloco
Objetividade e neutralidade nas Ciências Sociais; projetos em outros países; evolução das Ciências Sociais portuguesas; as diferenças entre o contexto francês e o português, analisados a partir de Pierre Bourdieu; a identidade solidária das Ciências Sociais em Portugal.
 
Clique para assistir
12º Bloco
As epistemologias do Sul; a ecologia dos saberes; a importância de Mahatma Gandhi; a mentalidade do colonialismo no Brasil; valorização dos conhecimentos e da diversidade dos povos colonizados; pesquisas na Colômbia.
 
Clique para assistir
13º Bloco
Reinvenção da emancipação social; as principais ideias do projeto; as áreas de análise; publicações; a repercussão política e o Fórum Social Mundial; a diplomacia do Brasil.
 
Clique para assistir
14º Bloco
Referenciais teóricos; os livros que contribuíram em sua reflexão; os livros fundamentais em sua formação.
 
Clique para assistir
15º Bloco
Ciências Sociais, uma disciplina; crise disciplinar das Ciências Sociais; a consciência da diversidade do mundo; formação dos cientistas sociais na atualidade; reinvenção das Ciências Sociais.
 
 
 
Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoBoaventuradeSousaSantos.pdf

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a consulta, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

<p>Boaventura de Sousa Santos</p>

<p>Helena Bomeny, António Firmino da Costa, Boaventura de Sousa Santos e Karina Kuschnir.</p>

<p>Karina Kuschnir, António Firmino da Costa e Helena Bomeny.</p>

<p>Boaventura de Sousa Santos.</p>

<p>Boaventura de Sousa Santos, Karina Kuschnir e Arbel Griner.</p>

<p>António Firmino da Costa, Celso Catro, Helena Bomeny, Boaventura de Sousa Santos, Maria das Dores Guerreiro e Karina Kuschnir.</p>

<p>Karina Kuschnir e Boaventura de Sousa Santos.</p>

<p>Karina Kuschnir, Maria das Dores Guerreiro, Helena Bomeny e António Firmino da Costa.</p>

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness