A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
<<  AUGUSTO SILVA
Augusto Silva

Augusto Santos Silva nasceu na cidade do Porto em 1956. Obteve o título de Licenciado em História pela Universidade do Porto em 1978 e o título de Doutor em Sociologia pelo Instituto Universitário de Lisboa em 1992. Aderiu ao Partido Socialista em 1990. Foi Secretário de Estado da Administração Educativa, entre os anos de 1999 e 2000, além de Ministro da Educação entre 2000 e 2001 e da Cultura entre 2001 e 2002, durante os governos do Primeiro-Ministro António Guterres. Desde 1981 é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade do Porto.

 

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA de 09 de maio de 2013

 SumarioAugustoSilva.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; a formação acadêmica inicial e o curso de graduação em História; a intenção de melhor contribuir para as questões sociais; a sociologia como um ponto distante em Portugal; a formação familiar; os estudos primários e secundários; a divisão política na família;
 
Clique para assistir
2º Bloco
As opções políticas e ambiente acadêmico; a distância no secundário do Partido Comunista Português; o conservadorismo do pai e a ligação do irmão mais velho com o Partido Comunista; a descrença na revolução democrática vinda da parte dos militares; o recrutamento militar obrigatório.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A Revolução de 1974; as ações dentro da Faculdade de Letras; a lembrança dos professores; a falta de densidade e qualidade no curso de Historia; a normalização da democracia portuguesa em 1976; as divergências quanto à gestão imposta.
 
Clique para assistir
4º Bloco
A formação em História; a atividade profissional como professor antes do fim da faculdade; a grande inclinação para a mídia; o campo cultural como mais influente para a explicar a aversão a ditadura; a aproximação com a mídia pela preferência de argumentação e escrita; a ligação do trotskismo com as preferências pessoais.
 
Clique para assistir
5º Bloco
As transformações pós-revolução de 1974; as mudanças do ponto de vista cotidiano depois de 25 de abril de 1974; a leitura constante e a transição do trotskismo à social democracia; a entrada como professor em Introdução às Ciências Sociais; a alternativa à sociologia ao lecionar na Faculdade de Economia; o caminho do interesse nas Ciências Sociais e o distanciamento da História Social.
 
Clique para assistir
6º Bloco
A continuação dos estudos; a substituição do mestrado por provas de aptidão científica e pedagógica; cursos no decorrer da década de 1980 e o afastamento da Historia e aproximação da sociologia; a diferença teoria dos portugueses com relação a outros países; a influencia de Pierre Bourdieu; a influência de autores brasileiros na constituição do campo sociológico português.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A tradição das Ciências Sociais portuguesas; a grande aproximação da economia às ciências sociais; o Manuel de metodologia das ciências sociais; o interesse acadêmico pelos temas referentes à sociologia da cultura; a sociologia da cultura como uma explicação sociológica de processos sociais a partir de padrões comportamentais; a utilização de teoria política na atuação politica;
 
Clique para assistir
8º Bloco
As Ciências Sociais e a política; a relação da sociologia com o ato de governar; a diferença ideológica da adolescência para a maturação da atuação política; a gerencia acadêmica; as contribuições na imprensa; a desconfiança em relação aos autores clássicos; as incoerências da intelectualidade proposta por Bourdieau; o entendimento do dever do intelectual em interferir na imprensa.
 
Clique para assistir
9º Bloco
As atividades políticas; a licença da Faculdade de Economia durante o período de responsabilidades governamentais; o Ministério da Educação e Ministério da Cultura; a seguinte passagem pelo Ministério da Defesa; a preferencia pelo Ministério da Cultura; a produção e posição intelectual no governo; os pontos positivos e a boa interação da sociologia com a ação política.
 
Clique para assistir
10º Bloco
A ação política e a sociologia; os confrontos ideológicos de acordos com as necessidades de atuação politica; a conjuntura internacional como liquidadora do governo do Partido Socialista; a saída do governo ainda ligado ao Partido Socialista; o retorno a vida docente; as leituras para retomar a atividade intelectual.
 
Clique para assistir
11º Bloco
O doutoramento; o título obtido no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa; a ligação com os colegas de profissão e mestres provenientes do mesmo instituto; o interesse pelos estudos da industrialização em meio rural da cidade do Porto do ponto de vista cultural e simbólico; a sociologia da cultura explorada de forma mais do costuma da população e não como o usual.
 
Clique para assistir
12º Bloco
Influências bibliográficas e opiniões políticas; diferentes preferências bibliográficas; os Manuscritos Econômico-Filosóficos de Karl Marx; a sociologia da religião de Max Weber; o momento de Portugal pós crise econômica de 2008; o entendimento de uma reação excessiva aos governo português; a diferenciação da opinião política a opinião intelectual; conclusão e agradecimentos.

 

 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO

TranscricaoAugustoSilva.pdf

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede