A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida

<<  ANÁLIA TORRES
Anália Torres

Anália Maria Cardoso Torres nasceu em 1954. Em 1985, licenciou-se em Sociologia pelo ISCTE, onde lecionou por muitos anos. Em 1990, obteve o título de Doutora em Sociologia pela mesma instituição. Foi presidente da Associação Portuguesa de Sociologia – APS entre os anos de 2002 e 2006. É professora catedrática do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP, da Universidade Técnica de Lisboa.





 

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA de 14 de maio de 2013

 SumarioAnaliaTorres.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens familiares; pai e mãe funcionários públicos; grande influência e proximidade com a avó paterna; envolvimento político da avó paterna através do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A Revolução dos cravos; Influências e motivações que levaram a escolha da economia em um primeiro momento; militância enquanto secundarista no Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundarista de Lisboa; o 25 de Abril de 1974 e a luta pelo fim da guerra colonial.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A prioridade à vida política; Problemas com a conciliação entre a vida política e acadêmica; desistência do curso de economia; período como dirigente de grupos políticos de esquerda; frustração com as eleições de 1979; situação da eleição do Collor e o primeiro Congresso Luso-Afro, em Coimbra.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Graduação em Ciências Sociais; Motivos para escolha de cursar Ciências Sociais; análise satisfatória de sua graduação em Ciências Sociais no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa ; primeira experiência profissional acadêmica como assistente estagiária.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Pesquisas acadêmicas; Grupo de pesquisas acadêmicas sobre família; outros projetos de pesquisas científicas em outros temas; explicações acerca das chamadas pesquisas por encomenda; a importância das pesquisas para as políticas públicas em Portugal.
 
Clique para assistir
6º Bloco
Inserção da Sociologia portuguesa no cenário internacional; Tarefa importante que os sociólogos portugueses de sua geração tiveram em resgatar anos de atraso em pesquisas sociais; trajetória seguida pela Sociologia portuguesa até se inserir no cenário acadêmico europeu e internacional; língua portuguesa como principal dificuldade da inserção da sociologia portuguesa no cenário mundial.
 
Clique para assistir
7º Bloco
Empresas e instituições de pesquisa em Portugal; experiência de encontro com sociólogos brasileiros durante o congresso luso-afro de Ciências Sociais, em Coimbra.
 
Clique para assistir
8º Bloco
Experiência no Magistério; Sociólogos brasileiros que leu durante a graduação em Ciências Sociais; motivos para saída do ISCTE e ida para o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP); postura como professora em sala de aula.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Defesa da produção sociológica dos países lusófonos; Difícil situação encontrada pelos jovens que se formam atualmente em ciências sociais, devido principalmente ao período de crise na Europa; Experiência em que defendeu na academia que a internacionalização dos estudos também para países lusófonos; postura crítica à adoção de certas línguas e costumes como centrais.
 
Clique para assistir
10º Bloco
Associação Europeia de Sociologia; Mudanças que a inovação no fluxo de informações acarretou a Sociologia; Experiência a frente da Associação Européia de Sociologia; problemas que levaram a queda de investimentos em projetos de pesquisa.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A interação da Sociologia em Portugal; A dinâmica interna dos centros de Sociologia em Portugal; importância do intercâmbio de informações entre sociólogos de diferentes cidades de Portugal; principais livros que marcaram sua formação acadêmica.
 

 

 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO

TranscricaoAnaliaTorres.pdf

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a consulta, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede