A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida
<<  ANÁLIA TORRES
Anália Torres

Anália Maria Cardoso Torres nasceu em 1954. Em 1985, licenciou-se em Sociologia pelo ISCTE, onde lecionou por muitos anos. Em 1990, obteve o título de Doutora em Sociologia pela mesma instituição. Foi presidente da Associação Portuguesa de Sociologia – APS entre os anos de 2002 e 2006. É professora catedrática do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas – ISCSP, da Universidade Técnica de Lisboa.





 

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA de 14 de maio de 2013

 SumarioAnaliaTorres.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens familiares; pai e mãe funcionários públicos; grande influência e proximidade com a avó paterna; envolvimento político da avó paterna através do Conselho Nacional das Mulheres Portuguesas.
 
Clique para assistir
2º Bloco
A Revolução dos cravos; Influências e motivações que levaram a escolha da economia em um primeiro momento; militância enquanto secundarista no Movimento Associativo dos Estudantes do Ensino Secundarista de Lisboa; o 25 de Abril de 1974 e a luta pelo fim da guerra colonial.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A prioridade à vida política; Problemas com a conciliação entre a vida política e acadêmica; desistência do curso de economia; período como dirigente de grupos políticos de esquerda; frustração com as eleições de 1979; situação da eleição do Collor e o primeiro Congresso Luso-Afro, em Coimbra.
 
Clique para assistir
4º Bloco
Graduação em Ciências Sociais; Motivos para escolha de cursar Ciências Sociais; análise satisfatória de sua graduação em Ciências Sociais no ISCTE – Instituto Universitário de Lisboa ; primeira experiência profissional acadêmica como assistente estagiária.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Pesquisas acadêmicas; Grupo de pesquisas acadêmicas sobre família; outros projetos de pesquisas científicas em outros temas; explicações acerca das chamadas pesquisas por encomenda; a importância das pesquisas para as políticas públicas em Portugal.
 
Clique para assistir
6º Bloco
Inserção da Sociologia portuguesa no cenário internacional; Tarefa importante que os sociólogos portugueses de sua geração tiveram em resgatar anos de atraso em pesquisas sociais; trajetória seguida pela Sociologia portuguesa até se inserir no cenário acadêmico europeu e internacional; língua portuguesa como principal dificuldade da inserção da sociologia portuguesa no cenário mundial.
 
Clique para assistir
7º Bloco
Empresas e instituições de pesquisa em Portugal; experiência de encontro com sociólogos brasileiros durante o congresso luso-afro de Ciências Sociais, em Coimbra.
 
Clique para assistir
8º Bloco
Experiência no Magistério; Sociólogos brasileiros que leu durante a graduação em Ciências Sociais; motivos para saída do ISCTE e ida para o Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas (ISCSP); postura como professora em sala de aula.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Defesa da produção sociológica dos países lusófonos; Difícil situação encontrada pelos jovens que se formam atualmente em ciências sociais, devido principalmente ao período de crise na Europa; Experiência em que defendeu na academia que a internacionalização dos estudos também para países lusófonos; postura crítica à adoção de certas línguas e costumes como centrais.
 
Clique para assistir
10º Bloco
Associação Europeia de Sociologia; Mudanças que a inovação no fluxo de informações acarretou a Sociologia; Experiência a frente da Associação Européia de Sociologia; problemas que levaram a queda de investimentos em projetos de pesquisa.
 
Clique para assistir
11º Bloco
A interação da Sociologia em Portugal; A dinâmica interna dos centros de Sociologia em Portugal; importância do intercâmbio de informações entre sociólogos de diferentes cidades de Portugal; principais livros que marcaram sua formação acadêmica.
 

 

 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO

TranscricaoAnaliaTorres.pdf

 

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a pesquisa, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2020. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede