A- A+

Cientistas Sociais de Países de Língua Portuguesa: Histórias de Vida

<<  HELENA CARREIRAS
Helena Carreiras

Maria Helena Chaves Carreiras nasceu em 26 de setembro de 1965 na cidade de Portalegre, Portugal. Em 1987 licenciou-se em Sociologia pelo Instituto Superior de Ciências do Trabalho e da Empresa (ISCTE), em Lisboa, onde obteve o titulo de mestre em 1994, com a tese Mulheres-Soldados ou Soldados-Mulheres: Um estudo sobre a participação feminina nas Forças Armadas portuguesas. Neste mesmo ano tornou-se vice-presidente da Associação Portuguesa de Sociologia, cargo que ocupou até 1996. Desde 1997 integra o conselho editorial das publicações Nação e Defesa e Sociologia – Problemas e Práticas. No ano de 2004 concluiu seu doutoramento em Ciências Sociais e Políticas pelo Instituto Universitário Europeu (IUE), em Florença. A partir de 2006 passou a ser membro do Comité Científico do Observatorio sobre Muller e Conflitos Armados do Instituto Galego de Estudos de Seguranza e da Paz (A Coruña). Atualmente, é professora auxiliar do departamento de Métodos de Pesquisa Social do ISCTE, além de atuar como sub-diretora no Instituto da Defesa Nacional de Portugal.

 

 

 

© Todos os direitos reservados à FGV.

Topo da PáginaSUMÁRIO - ENTREVISTA 07.04.2011

 SumarioHelenaCarreiras.pdf

Clique para assistir
1º Bloco
Origens; a primeira infância em Alpalhão e a mudança para Tomar; as origens familiares; a trajetória acadêmica das irmãs.
 
Clique para assistir
2º Bloco
Engajamento político durante a adolescência; o incentivo ao estudo por parte dos pais; o envolvimento com os rotarianos; o interesse pelos conflitos de poder despertado pela Revolução de 25 de Abril; leituras marcantes na época.
 
Clique para assistir
3º Bloco
A graduação em sociologia; a escolha pela sociologia; a influência do contexto político da época na escolha pela carreira; a licenciatura no Instituto Universitário de Lisboa (ISCTE).
 
Clique para assistir
4º Bloco
A questão das Forças Armadas; fim da graduação; o início do trabalho com as instituições militares, influenciada pela professora Maria Carrilho; as Forças Armadas como plataforma de estudo das dinâmicas sociais; a questão de gênero.
 
Clique para assistir
5º Bloco
Trajetória como docente no ISCTE; a entrada no ISCTE como assistente estagiária na área de metodologia; o mestrado e a participação na Associação Portuguesa de Sociologia; o livro Profissão: sociólogo.
 
Clique para assistir
6º Bloco
O doutorado na Itália; a opção pelo doutorado fora de Portugal; a escolha por Florença e a aproximação com a ciência política; o intercâmbio em Berkeley; a importância em estimular os estudantes a praticarem o intercâmbio.
 
Clique para assistir
7º Bloco
A conciliação entre a vida profissional e a familiar (primeira parte); a época passada em Florença; o casamento com o segundo marido e o nascimento dos filhos; o conflito entre a maternidade e a carreira profissional.
 
Clique para assistir
8º Bloco
A conciliação entre a vida profissional e a familiar (segunda parte); a prática do trekking; a experiência da maternidade; a construção social do papel da mãe; a influência da maternidade na atividade de socióloga.
 
Clique para assistir
9º Bloco
Temas centrais de pesquisa; o tema do gênero; o estudo das mulheres nas Forças Armadas; a metodologia de pesquisa; a relação entre a pesquisa sociológica e a intervenção política.
 
Clique para assistir
10º Bloco
O estudo sociológico na esfera prática; a tentativa de unir o estudo sociológico com as decisões políticas; participação na Associação Brasileira de Estudos de Defesa (ABED); episódio impactante vivenciado na ABED, no encontro com uma militar.
 
Clique para assistir
11º Bloco
Contato com o Brasil; os congressos luso-afro-brasileiros; aproximação com o trabalho de Celso Castro e com a antropologia; interesse no estudo das instituições militares no Brasil.
 
Clique para assistir
12º Bloco
Atuação no Instituto de Defesa Nacional (IDN); o cargo de subdiretora da IDN; a manutenção da ligação com a docência do ISCTE; a atividade como coordenadora da licenciatura de ciência política no ISCTE.
 
Clique para assistir
13º Bloco
A formação em Ciências Sociais atualmente; a importância da integração entre pesquisa acadêmica e mercado de trabalho; a articulação entre teoria e empiria; a questão da internacionalização; leituras marcantes na formação intelectual.
 

 

 

 

Topo da PáginaTRANSCRIÇÃO NA ÍNTEGRA

TranscricaoHelenaCarreiras.pdf

Aviso importante:
Transcrições de entrevistas estão sempre sujeitas a erros. Elas são aqui disponibilizadas apenas com o intuito de facilitar a consulta, não devendo substituir a consulta ao documento audiovisual. Caso você perceba algum erro, por favor avise-nos através do Fale Conosco ou da ferramenta Colabore, disponível no sistema de acervo do CPDOC (é preciso estar registrado para utilizar esta ferramenta).

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

<p>Helena Bomeny e Helena Carreiras</p>

<p>Helena Bomeny, Helena Carreiras e Karina Kuschnir</p>

<p>Helena Bomeny, Helena Carreiras e Karina Kuschnir</p>

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede