A- A+

Núcleos de pesquisa do CPDOC

CONSÓRCIO FORÇAS ARMADAS SÉCULO XXI

O projeto "Consórcio Forças Armadas século XXI" é fomentado pelo Programa de Apoio ao Ensino e à Pesquisa Científica e Tecnológica em Defesa Nacional (Pró-Defesa), da CAPES. O Pró-Defesa objetiva implantar redes de cooperação acadêmica na área de defesa nacional para a produção de pesquisas científicas e tecnológicas e a formação de recursos humanos pós-graduados. O programa busca, assim, contribuir para desenvolver e consolidar o pensamento brasileiro na área de defesa.

O projeto tem como instituição-líder o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas e seu coordenador-geral é Celso Castro. Participam também do projeto o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), sob a coordenação de João Roberto Martins Filho, e o Núcleo de Altos Estudos Amazônicos (NAEA) da Universidade Federal do Pará, sob a coordenação de Durbens Martins Nascimento

Dois núcleos de pesquisa e documentação são parte integrante do Consórcio Forças Armadas Século XXI: o Arquivo de Política Militar Ana Lagôa (UFSCar) e o Observatório de Estudos de Defesa da Amazônia(UFPA).

O projeto, previsto para durar quatro anos (2006-2009), tem três linhas de pesquisa: Democracia e Forças Armadas; Defesa da Amazônia; e Forças Armadas, tecnologia e sociedade. Para conhecer mais, acesse as Linhas de pesquisa.

 

 

 

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Acompanhe na rede

randomness