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BRASÍLIA, 50 ANOS

A PRODUÇÃO ACADÊMICA

A epopéia que representou a construção de Brasília despertou a curiosidade dos pesquisadores do CPDOC desde muito cedo. A própria história institucional do Centro de Pesquisa e Documentação estimula tal interesse. Afinal, parte de todo um segmento de jovens arquitetos, residentes no Rio de Janeiro, havia deixado de lado o ceticismo então reinante e engajara-se de corpo e alma naquela que seria, em muitos casos, a maior aventura de suas vidas. Outros tantos intelectuais, entre professores, pesquisadores, universitários, escritores e funcionários públicos, também se mobilizaram e trataram de se ocupar, ativa e reflexivamente do grande feito.

Ainda que a posteriori,e com propósito acadêmico diferenciado, os pesquisadores do CPDOC são parte integrante dessa intelectualidade igualmente interessada em decifrar o enigma urbano chamado Brasília, ou ainda a experiência única que foi a concepção, criação (1962) e os primeiros anos da Universidade de Brasília (UnB).

Esta janela do Dossiê reúne e põe à disposição do leitor os escritos do corpo docente do Centro. Entre este material, poderíamos, até, situar a exposição Saudades do Brasil: a Era JK (1992) como um primeiro momento; um marco palpável. Afinal, naquela ocasião, pela primeira vez, o CPDOC apresentava uma exposição em que fotografia, cinema, vídeo, e o que então se chamou de “arqueologia contemporânea” interagiam e eram oferecidos ao público.

Artigos, ensaios, capítulos de livro e verbetes do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro, da Fundação Getúlio Vargas, estão postos à disposição. Eles visam atender ao interesse de todo aquele que queira se debruçar nas questões sociais, políticas, educacionais e culturais subjacentes a um projeto de invenção de uma cidade moderna e planejada, maior portanto do que a simples construção de uma cidade. Com preocupações sociológicas, arquitetônicas e urbanísticas, é apresentada a seguir a produção bibliográfica dos pesquisadores do Centro. São textos que tratam de temáticas caras à Sociologia e à História – como tradição e modernidade, projeto e missão –, examinadas à luz da experiência de Brasília e seu plano-piloto, ou ainda, da constituição da experiência educacional que representou a UnB.

Visto em conjunto, o levantamento da produção acadêmica do CPDOC possibilita uma análise mais densa do gigantesco projeto de reordenação da vida brasileira, levado a cabo na segunda metade do século XX. Eis o Brasil mais uma vez às voltas com o desafio da sua própria integração nacional. Em termos simbólicos e materiais, trata-se novamente de tentar unir pontas tão distantes no país, como o Estado e a nação, o povo e o território, o poder instituído e as formas de vida no interior.

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