A- A+

BRASÍLIA, 50 ANOS

PARA SABER MAIS

A organização e o armazenamento dos dados relativos à construção de Brasília se estendem para muito além das fronteiras do próprio CPDOC. A fim de enriquecer o Dossiê, os pesquisadores responsáveis por sua montagem decidiram, além de colocar o acervo do Centro ao alcance de todos os interessados, indicar a existência de outras instituições que tenham a cidade-capital por referência. O intercâmbio institucional e o acompanhamento da produção acadêmica são preciosos para uma apreensão mais ampla, em âmbito nacional, da documentação existente sobre a capital da República. É o que se pretende com esta seção Para Saber Mais.

Constam desta parte do Dossiê indicações de leitura e consulta para todos aqueles que queiram aprofundar seu conhecimento acerca do tema. Uma multiplicidade de documentos é indicada, tais como por fotos e filmes, duas fontes imagéticas capitais na construção da memória visual do último século. Você encontrará aqui desde o link de fotografias do mestre francês Marcel Gautherot, constantes do acervo do Instituto Moreira Salles (IMS-RJ), até um levantamento filmográfico de películas nacionais sobre a cidade do final dos anos 1960, assinada por diretores da estatura de Joaquim Pedro de Andrade, Walter Lima Júnior e Vladimir Carvalho.

A listagem apresenta uma bibliografia não exaustiva, feita de sugestões de leitura que levantam o mínimo de um vasto número de obras já acumuladas sobre o assunto. Trata-se de um leque de livros, que vão da memorialística – como “As curvas do tempo”, de Oscar Niemayer – à ensaística e a obras analíticas acadêmicas. Sobre estas, ressalte-se um razoável número de teses e dissertações dedicadas a Brasília, trabalhos monográficos em História e Ciências Sociais, defendidos em diferentes programas de Pós-Graduação nos últimos anos.

A divulgação do acervo de instituições congêneres ao CPDOC também consta dos arquivos desta seção. A título de exemplo, pode-se mencionar o Arquivo Público do Distrito Federal, com sua série “Depoimentos”, do Programa de História Oral, realizada no ano de 1990. Ou também o arquivo de Lúcio Costa, que pertence ao rico acervo literário da Fundação Casa de Rui Barbosa. Uma menção especial ainda para o trabalho desenvolvido pelo NEICOM (Núcleo de Estudos da Cultura, Oralidade, Imagem e Memória no Centro-Oeste), grupo vinculado à Universidade de Brasília (UnB). Quanto a este, seria o caso de mencionar livros produzidos pelo núcleo, cuja interface com a área recente de atuação do CPDOC e com a temática deste Dossiê é evidente, como os opúsculos: “Mulheres presentes na História de Brasília” e “Memórias e direitos: moradas e abrigos em Brasília”.

A equipe do CPDOC envidou todos os esforços no sentido de servir seu leitor com o maior número de documentos oficiais referentes a Brasília, tais como o Plano Orientador da UnB, instituição criada em 1962, dois anos depois da inauguração da capital. Entre eles, destaque-se ainda a referência ao opúsculo, A localização da Nova Capital da República (1948), escrito por uma comissão do IBGE, que tinha então à frente um dos grandes nomes da geografia internacional, o francês Francis Ruellan (1894-1975), radicado no Rio de Janeiro em 1939, com o fito de lecionar a cátedra de Geografia Humana na Universidade do Brasil. Quando se criou a comissão de estudos para localização da nova capital do Brasil, Ruellan foi incumbido de chefiar uma expedição ao planalto central.

No intuito de facilitar a localização de tais documentos, sempre que possível, os mesmos foram escaneados e encontram-se prontos para a consulta em nosso sítio, sob a forma de arquivos em PDF.

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap