A- A+

BRASÍLIA, 50 ANOS

ABERTURA

"... Sim, Brasília.
Admirei o tempo
que já cobre de anos
tuas impecáveis matemáticas.
".
Paulo Leminski
(do poema "claro calar sobre uma cidade sem ruínas - ruinogramas")

"... tive Brasília entre os dedos, era um rabisco e pulsava".
Carlos Drummond de Andrade

 

Em 21 de abril de 1960, a nova capital do Brasil foi inaugurada. Nascia a cidade de Brasília, um projeto inovador, inteiramente concebido por arquitetos e construído por operários que se deslocaram dos mais distantes pontos do território brasileiro. Prevista já na primeira constituição republicana de 1891, seria o presidente Juscelino Kubitschek quem, no final dos anos 1950, entregaria ao país uma cidade construída sobre um imenso vazio geográfico. Em pleno planalto central, no “coração do Brasil”, uma cidade-capital era erguida em menos de cinco anos.

Em 21 de abril de 2010, data em que se completam 50 anos de inauguração da cidade capital, o Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil (CPDOC) da Fundação Getulio Vargas oferece aos usuários de sua página na internet fragmentos dessa história. Imagens, textos e uma variada gama de documentos possibilitam acompanhar a saga da construção da cidade modernista, nascida para ser não apenas a nova capital, mas o ícone maior do Brasil como “país do futuro”. A NovaCap, conforme ficou conhecida, surgiu com o desafio de se tornar uma cidade representativa dos destinos de um país de dimensões continentais, e com a missão de aproximar o litoral do centro do Brasil.

Como todo projeto ousado e pioneiro, Brasília foi e continua sendo alvo de muitas e distintas avaliações. Há os seus defensores, mas também seus detratores. Muitas vozes se amplificam quando nos dispomos a conhecer o que foi a realização coletiva de um feito monumental: a construção de uma capital futurista, imaginada em meados do século XX para ter a aerodinâmica de um avião, em um país da extensão e complexidade do Brasil.

A homenagem do CPDOC a uma obra dessa magnitude será feita com o lançamento de um dossiê: Brasília 50 Anos. O Dossiê é parte da celebração dos 50 anos e, como tal, foi concebido para ser uma obra aberta, à maneira da própria cidade que o batizou. Lançado por ocasião do cinqüentenário de nascimento da cidade, a celebração se prolongará ao longo de todo o ano de 2010. A cada mês, mais informações estarão disponíveis em nosso sítio àqueles que acessarem o Dossiê, com contribuições dos leitores e com notícias oferecidas pelo grupo de pesquisadores dedicados à sua montagem.

Navegue pelo dossiê; veja a riqueza das fontes que o CPDOC traz em seu acervo; passeie pelas fotos, ouça os depoimentos e assista às entrevistas especialmente realizadas para essa comemoração; contraste os planos políticos ao sonho urbanístico dos arquitetos e à realidade cotidiana dos operários, e forme sua opinião. Uma obra aberta é sempre enriquecida por aqueles que a visitam: ela será tão mais útil quanto mais pudermos incorporar o que venha de muitos e muitos lugares. Mãos à obra, e parabéns à cidade pelos seus 50 anos!

 

  Twitter Facebook Youtube Flickr Eclass      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap
randomness