A- A+

Verbetes do Dicionário Histórico-Biográfico Brasileiro - DHBB

DICIONÁRIO HISTÓRICO-BIOGRÁFICO BRASILEIRO - DHBB
Todos os verbetes agora podem ser consultados e lidos na íntegra a partir da base de dados integrada do Acervo do CPDOC. Para acessar basta se cadastrar gratuitamente na própria página de busca

 

O QUE É O DHBB

O projeto do DHBB começou a ser desenvolvido no CPDOC-FGV em 1974 e, sob a coordenação de Israel Beloch e Alzira Alves de Abreu, produziu seu primeiro resultado dez anos depois. Era um tempo em que o acesso à internet ainda não era generalizado. Pesquisar sobre temas da história contemporânea do Brasil, além de exigir o domínio da bibliografia pertinente, significava sair em campo para localizar arquivos, consultar coleções de jornais, obter anuários e anais oficiais, entrevistar pessoas. Publicar significava editar volumes em papel. Foi o que foi feito, e a primeira edição do DHBB em 1984, com seus quatro volumes e 4.493 verbetes, ao consolidar informações até então esparsas e registrar suas fontes, tornou-se obra pioneira, e ela própria fonte para novas pesquisas. Em pouco tempo, a obra esgotou-se.

Lançada em 2001, a segunda edição do DHBB, coordenada por Alzira Alves de Abreu, Israel Beloch, Fernando Lattman-Weltman e Sérgio Tadeu de Niemeyer Lamarão, atualizou os verbetes existentes e incluiu novos, atingindo um total de 6.620 entradas. Uma novidade chamou a atenção na época: a dupla publicação, em papel e em CD-ROM. Mais uma vez, os agora cinco volumes do DHBB e o CD esgotaram-se rapidamente.

Iniciado novo processo de atualização, num mundo em que a revolução da informática era fato consumado e novos caminhos se abriam à pesquisa histórica, realizaram-se concomitantemente estudos visando à democratização do acesso ao DHBB. Em 2010, nova versão do Dicionário, agora sob a coordenação de Christiane Jalles de Paula e Fernando Lattman-Weltman, pôde ser assim oferecida na web, com acesso gratuito e aberto a todos. São 7.553 verbetes, sendo 6.584 de natureza biográfica e 969 verbetes temáticos, relativos a instituições, eventos e conceitos de interesse para a história do Brasil pós-1930.

O DHBB é fruto do trabalho de equipes que reuniram numerosos pesquisadores e colaboradores.

Para a melhor utilização da obra como fonte de pesquisa, é aconselhável a leitura do Prefácio assinado por Antônio Houaiss e da Introdução à 1ª edição, onde são explicitados os critérios e conceitos adotados em sua elaboração, como também da Introdução à 2ª edição, onde é feita uma reflexão sobre o trabalho de atualização. Igualmente esclarecedor é o texto Como usar o Dicionário histórico-biográfico brasileiro, referente às entradas, ou títulos dos verbetes, e à grafia de topônimos e antropônimos.

As sucessivas edições do DHBB apenas comprovam o princípio de que todo dicionário é uma obra provisória que deve ser submetida a revisões permanentes. A publicação do DHBB na internet veio tornar esse processo mais ágil e rápido. Você, leitor, poderá participar dele e enviar correções e/ou novas informações. Mas não se esqueça de fornecer sua fonte, pois só depois de confirmada a exatidão da informação poderemos incorporá-la.

  Twitter Facebook Youtube Flickr Moodle      Mais   

   

 

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22253-900 • Tels. (21) 3799.5676 / 3799.5677
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2012. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • MELHOR SE VISUALIZADO EM 1024 X 768 • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera