A- A+

Accessus - Documentos de Arquivos Pessoais

PROGRAMA DE ARQUIVOS PESSOAIS

Acondicionamento dos arquivos pessoais
O Programa de Arquivos Pessoais (PAP) tem por objetivo reunir, organizar e divulgar o acervo de arquivos privados doados ao CPDOC desde 1973 até os dias atuais. Pioneiro na definição de uma metodologia para o tratamento de arquivos pessoais, reúne quase duas centenas de arquivos de homens públicos de atuação destacada no cenário nacional, além de alguns poucos arquivos de partidos políticos, que constituem preciosas fontes para pesquisadores nacionais e estrangeiros interessados na história contemporânea brasileira e áreas afins.

Por força da atuação política de seus titulares, os arquivos depositados no CPDOC apresentam predominância de alguns tipos documentais, tais como correspondência de caráter oficial, relatórios, pareceres, discursos, despachos, atos e diplomas. Além dos documentos textuais, o acervo abriga documentos em variados suportes, tais como fotografias, cartazes, discos e filmes que, após receberem tratamento arquivístico, são abertos à consulta pública.

Acondicionamento de rolos de microfilmes dos arquivosO acervo do CPDOC encontra-se hoje totalmente informatizado. Com a implantação da base de dados Accessus é possível recuperar, por múltiplas vias, as informações contidas nos documentos que integram os arquivos. Para as pessoas que desconhecem o universo desse acervo, o Guia dos Arquivos do CPDOC, cujo objetivo é fornecer ao usuário informações gerais sobre os arquivos, pode ser um bom começo.

Higienização de documentosAs repercussões da metodologia de trabalho desenvolvida pelo PAP se fazem sentir também em consultorias que vêm sendo prestadas a diversas instituições públicas e privadas, seja para a organização de acervos históricos, seja para a montagem de centros de documentação congêneres. Paralelamente, a equipe do Programa vem produzindo trabalhos que, a partir de uma abordagem interdisciplinar, buscam refletir sobre a natureza desses conjuntos documentais, a dimensão legal implicada no uso desses arquivos, bem como sobre uma política arquivística que os contemple. A participação de pesquisadores do Programa em entidades como o CONARQ - Conselho Nacional de Arquivos - é exemplo desse compromisso.

CPDOC | FGV • Centro de Pesquisa e Documentação de História Contemporânea do Brasil
RIO: Praia de Botafogo, 190, 14º andar, Rio de Janeiro - RJ - 22250-145 • Tels. (21) 3799.5676
SÃO PAULO: Avenida Paulista, 1471, 1º andar, Bela Vista - São Paulo - 01311-200 • Tel: (11) 3799 -3755
© Copyright Fundação Getulio Vargas 2017. Todos os direitos reservados • Usando: Drupal! • Use versões recentes do IE, Firefox, Chrome, Opera
Lista de URLs do CPDOC Busca: http://www.fgv.br/cpdoc/acervo/page-sitemap

Portal FGVENG

Escolas FGV

Acompanhe na rede

randomness