50 Anos do Golpe de 1964 - Programa Integrado de Atividades Acadêmicas

Organizador: Prof. Jean Rodrigues Sales
Dia: 31 de março de 2014
Local: Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - Campus de Nova Iguaçu
Programação: Mesas de debate e exibição de documentario

Mesa 1 - 13h às 15h

• Felipe Augusto dos Santos Ribeiro. (Doutorando em História, Política e Bens Culturais - CPDOC/FGV). "A hidra comunista é igual a fênix": os trabalhadores rurais e têxteis de Magé nos processos do acervo Brasil Nunca Mais.
  • Allofs Batista Daniel (mestrando em História – UNIRIO). Ditadura civil-militar: O caso dos prefeitos de Nova Iguaçu - 1964 -1975.
  • Adriana da Silva Serafim (Mestre em história – UFRRJ). Conflitos hierárquicos e disputas políticas na Diocese de Nova Iguaçu em tempos de abertura política - (1982).
  • Adriana Maria Ribeiro (Mestre em História pela UFRRJ). Atuações de esquerda na Baixada Fluminense no curso da transição política (1975-1985).

Mesa 2 - 15h15 às 17h15

• Gabriel do Nascimento (Mestrando em História- UERJ). O povo de deus assume a caminhada: a relação política da diocese de nova Iguaçu com as classes populares na década de 1960 e 1970.
  • Abner F. Sótenos. (Mestre em história–UFRJ). Sob o olhar e o julgamento da repressão: a visão da Comunidade de Informação a respeito da atuação política da Igreja Católica e do Movimento de Amigos de Bairros (MAB) em Nova Iguaçu (1968-1982).
  • Alexander de Souza Gomes. (Mestre em História – UERJ). Religião e Política: atuação das pastorais sociais da Igreja de Nova Iguaçu no contexto da Ditadura Civil-Militar.
  • Luiz Anselmo Bezerra (Mestre em História – UFF). Interferência militar, jogo do bicho e poder local na Baixada Fluminense.

ABERTURA OFICIAL - 18h às 18h30

• Alexandre Fortes (Diretor do Instituto Multidisciplinar)
  • Representante da Reitoria da UFRRJ

EXIBIÇÃO DE DOCUMENTÁRIO - 18h30